Como quebrar regras da maneira certa e gerenciar durante uma crise?

Veja como gerenciar sua empresa durante uma crise sem precedentes e destacar seu produto no mercado

Author Photo
4:01 pm - 24 de dezembro de 2020

Recusar uma parceria com a Costco foi uma das decisões mais difíceis que Gail Becker teve de tomar durante a construção de sua empresa. Mas como uma empreendedora experiente, ela sabia que tinha que ser feito.

Becker é a CEO da Caulipower, que registrou receita anual de US$ 100 milhões vendendo produtos como frango empanado com couve-flor, torradas em fatias de batata doce e tortilhas à base de couve-flor. Como muitos fundadores, Becker começou a empresa por frustração, especificamente, com o tempo que levava para fazer uma crosta de pizza de couve-flor caseira para seus dois filhos pequenos, ambos com doença celíaca, que causa inflamação no corpo quando o glúten é ingerido. Estimulada pela morte de seu pai, que, segundo ela, a fez perceber que queria ter um impacto maior no mundo, ela deixou um emprego de prestígio em relações públicas para levar sua pizza congelada com crosta de couve-flor ao mercado.

A Caulipower foi lançada em fevereiro de 2017. Em janeiro de 2020, havia vendido 36 milhões de pizzas. Mas esse sucesso talvez nunca tivesse acontecido se Becker tivesse concordado em um acordo com a Costco para estocar suas pizzas nos primeiros dias da empresa.

Leia também: Como o Covid-19 vai impactar a tecnologia em 2021

Um momento no qual a maioria dos empresários teria aproveitado a oportunidade, ela sabia que sua pequena empresa não estava pronta para atender à demanda. Um passo em falso como esse teria queimado sua ponte com o varejista. “Um dos segredos para ser um empreendedor é saber quais regras você vai seguir e então saber quais regras você vai quebrar, porque você precisa fazer um pouco de ambos”, disse ela.

Aqui está o conselho de Becker sobre como quebrar as regras certas e gerenciar sua empresa durante uma crise sem precedentes:

Siga as regras de seus clientes

A “grande chance” da empresa foi chegar a 30 Whole Foods no sul da Califórnia em fevereiro de 2017, mas o Walmart foi o primeiro varejista a levar a pizza para todo o país no final daquele ano. Todos disseram que era uma aposta fazer um acordo com o varejista, mas, neste caso, Becker sabia que sua missão era muito importante para deixar passar. “Eu sabia que realmente não poderia ter um impacto a menos que fosse para o Walmart. Minha principal razão para começar o negócio em primeiro lugar foi que eu queria que a nutrição fosse acessível a todos em todos os sentidos da palavra”, diz ela.

O mesmo sentimento de fidelidade à missão e às raízes foi relevante quando chegou a hora de expandir as ofertas de produtos da empresa. A sabedoria convencional seria ficar apenas com pizza e fazer uma centena de versões diferentes. Mas a empresa decidiu esperar que os consumidores e varejistas dissessem que queriam mais. “Nós pegamos nossas sugestões das pessoas que mais importam para nós”, ela diz.

Lide com os investidores certos

O dinheiro é mais acessível hoje em dia, diz Becker, mas é preciso um pouco de sutileza para levantar “dinheiro inteligente”, ou seja, capital de investidores que podem desviá-lo de erros comuns. Para tanto, ela apresentou o Caulipower apenas para VCs com foco em empresas de alimentos. Seu único arrependimento? Não ter começado antes. Becker começou o processo apenas quando a empresa ficou sem dinheiro, um mês antes de seu lançamento no Walmart. “Eu aconselharia qualquer um a não esperar tanto tempo quanto eu”, diz ela.

Embora seja vital convencer os investidores em potencial de sua paixão e fornecer o máximo de dados possível, Becker diz que ela tinha mais do primeiro do que do último quando a empresa era nova. O que me chamou a atenção foi encontrar VCs que compartilhassem de sua visão, e que estivessem dispostos a fazer uma aposta nela.

Ela aprendeu uma lição importante com a experiência: Fique com as pessoas que acreditam em você desde cedo. Quando chegou a hora de levantar dinheiro para sua segunda rodada de capital de risco, ela contou com esses mesmos investidores, embora muitos dos que a rejeitaram pela primeira vez estivessem “jogando dinheiro” na empresa. “Quando você é um empresário, a crença e a confiança iniciais significam tudo”, diz ela.

Faça ajustes

Durante a pandemia a Caulipower correu para acompanhar o aumento da demanda nos supermercados e adaptar sua cadeia de suprimentos. Seu conselho para outros empresários que enfrentam problemas semelhantes é contar sua história para mais pessoas do que você acha que precisa, compradores, corretores e varejistas. “Faça-os parte de sua jornada”, diz ela. Na época em que Caulipower era menor, diz Becker, esses títulos eram de grande ajuda.

Obviamente, é um momento importante para considerar como você se relaciona com sua equipe. Desde o primeiro dia de bloqueio, diz Becker, ela enviou um e-mail noturno para toda a equipe com algo inspirador, como uma inovação de funcionário, um meme engraçado ou uma nota de clientes sobre o produto. “Isso faz as pessoas se lembrarem de que ainda fazem parte da equipe”, diz ela. “Mesmo que estejam sozinhos em casa, eles realmente fazem parte de uma equipe com uma missão muito maior.”

Com informações da Inc.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.