Três frames para inovação

As três metodologias podem agilizar o processo de transformação do seu negócio. Confira qual é a melhor para sua empresa

Author Photo
4:32 pm - 28 de abril de 2019

A inovação em grandes empresas pode ser bastante desafiadora. Normalmente pessoas envolvidas nesse processo acabam tendo que assumir diversas responsabilidades, negligenciado a visão de futuro. Em muitos casos a estratégia idealizada acaba não sendo seguida, pois as atividades do dia a dia demandam muitos recursos. Os gestores que conseguem administrar os recursos escassos de maneira eficaz tendem a obter melhores resultados.

No livro Dual Transformation o autor apresenta três frameworks que todo líder que deseja transformar a empresa deveria seguir.

• O ‘moonshot frame’, que é usado para conceber e descrever o futuro que inspira e captura a atenção da organização.

Os ‘shareholders’ buscam investir em empresas que tenham grande perspectiva de crescimento. A inovação tende a ser o caminho mais propício, entretanto conceber inovação e lidar com o dia a dia é uma tarefa desafiadora. O ‘moonshot’ visa descrever como a empresa deveria ser no futuro. A descrição precisa da empresa ajuda os gestores a entenderem como ela irá se posicionar no mercado.

• O lunar module frame, que concebe os componentes que irão transformar o ‘moonshot’ do sonho para a realidade.

O lunar module é o responsável por concretizar ações que levarão a empresa até sua visão de futuro. Os componentes criados devem auxiliar tanto a gestão como as operações. Entretanto, nesse momento a atenção deve estar relacionada em traduzir estratégias intangíveis em processos.

• O ‘tuesday lunch frame’, que leva o gestor a pensar sobre as atividades específicas do amanhã para garantir o progresso.

As ações do dia a dia devem mudar a fim de suportarem a visão de futuro da empresa. O ‘tuesday lunch frame’ busca identificar as ações do dia a dia que devem ser modificadas. O ‘framework’ aborda as ações de todos os níveis hierárquicos da empresa. Apesar de a estratégia ocorrer de forma ‘top-down’, as ações que suportarão o novo negócio também serão ‘bottom-up’.

A liderança deve ter a habilidade de manter um planejamento para um futuro promissor, ao mesmo tempo em que lida com as atividades do dia a dia. Após criar uma visão de futuro, uma das primeiras atividades é entender qual a distância entre onde a empresa está e aonde quer chegar.

Um erro comum é estimar o crescimento acima do que é possível obter. Normalmente, as startups tendem a cometer esse erro. Além de estimar o crescimento, é preciso determinar as barreiras transponíveis e intransponíveis. Reduzindo o uso de recursos em desafios que não serão superados.

O líder tem o desafio de decidir quanto recurso deve investir no que será o novo core business, neste caso o ‘moonshot’ e quanto deve investir na atividade atual. Esse balanço juntamente com o desafio de lidar com equipes que devem estar motivadas com a visão de futuro compõem os três ‘frameworks’ para inovação.

Ao desempenhar com maestria o processo de inovação será natural para o líder, saber o que deve ser feito e quando deve ser feito. Os insights do processo de transformação permitirão com que as estratégias estejam alinhadas com as oportunidades de inovação.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.