TI PRECISA ESTAR SUBORDINADA AO CEO
A área de TI precisa estar subordinada diretamente ao CEO/presidente para cumprir adequadamente o seu papel
A questão do papel de TI no negócio vem ganhando maior visibilidade no mercado à medida que se constata que as dúvidas sobre a contribuição real de TI para o negócio permanecem.
Já se discutiu a Governança de TI, seus processos foram revisados, melhores práticas foram aplicadas, os projetos foram ?faseados? para tornarem-se menores (e menos custosos), os projetos precisam comprovar o retorno (ROI) para serem aprovados, … mas a posição de CIO é uma das mais instáveis do mercado, e as pesquisas de satisfação junto aos usuários de TI continuam apontando que ainda é preciso melhorar bastante.
Uma linha de pensamento que vem tendo uma aceitação razoável é a de que a área de TI ? necessariamente ? deve subordinar-se diretamente ao CEO, ou ao executivo mais graduado da organização. Somente assim haveria alinhamento entre TI e o Negócio, e somente assim seria possível gerir as demandas dos usuários da forma mais adequada para a empresa.
Será que isso resolve ou encaminha a questão (efetividade de TI no negócio) da melhor maneira ? Não basta como solução, mas é um requisito ?