O desafio de planejar 2022

Quatro dicas infalíveis para as revendas

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2:09 pm - 11 de fevereiro de 2022
2022 TI

Todo início de ano é igual. Os gurus, experts e médiuns de plantão fazem suas previsões para o ano que se inicia. Eles não se cansam. Erraram a maior parte das suas previsões dos últimos 10 anos, mas como nossa memória é curta e ninguém se dá ao trabalho de anotar os palpites de cada um e cobrá-los, estão eles aí firmes este ano. Os futurólogos mais cuidadosos trabalham com três cenários. O positivo, o neutro e o negativo. Mesmo com essa esperteza, está muito difícil fazer previsões para 2022.

As nossas revendas de TI/Telecom, entretanto, precisam planejar o seu ano. Precisam de algumas diretrizes para definir seus investimentos ou desinvestimentos. Nossa obrigação é ajudá-los. E, para tal, somente fatos devem ser considerados:

  • O trabalho remoto vai continuar, independentemente de como a pandemia do COVID 19 e variantes vão se comportar. Esse fato inquestionável traz oportunidades claras para o nosso mercado. Funcionários trabalhando permanentemente ou eventualmente em casa, num cybercafé ou numa casa na praia, acessando por meio da Internet, dados corporativos, são um prato cheio para os hackers. A segurança cibernética das empresas neste novo mundo descontroladamente distribuído, tem que ser tão boa ou melhor do que a segurança dentro das redes internas das empresas. Um mundo de oportunidades para a entrega de soluções de segurança, incluindo hardwares, softwares e muito serviço, se abre para os canais especialistas neste segmento. As previsões dos Institutos de Pesquisa para as vendas de TI em 2021 no Brasil mostraram um forte crescimento de aproximadamente 12% com relação a 2020. A maior parte desse crescimento deve-se aos investimentos em segurança dos dados e das aplicações. O medo dos ataques, principalmente de ransomware, e das multas em consequência do não cumprimento das exigências da Lei Geral de Proteção de Dados deram um impulso extra a este segmento de mercado. Em 2022 esta tendência continuará. Talvez com vendas menos exuberantes, mas ainda com um vasto leque de oportunidades. Os provedores de serviços de segurança gerenciados estão mais ativos do que nunca, auferindo belos lucros.
  • Outro fato é a crescente adoção de infraestrutura nas nuvens públicas, como AWS, Microsoft Azure, Google, IBM e outros. Esse fenômeno se repete faz 7 anos, e nada indica que vá diminuir. Os investimentos em infra própria seguem existindo, mas com crescimento muito baixo para os padrões do mercado de TI. Com as nuvens públicas, clientes médios e pequenos que sempre sofreram para manter seus pequenos data centers atualizados agora têm acesso, em pouquíssimo tempo, ao estado da arte da tecnologia da informação. E pagando como serviço! As revendas tradicionais de infraestrutura relutaram, mas finalmente enfrentaram o desafio e já oferecem as soluções híbridas. Este caminho não tem volta e abre grandes oportunidades para o canal de revendas. Deve ser explorado com firmeza por todos.
  • 5G vai acontecer este ano no Brasil. Trata-se de uma concessão já licitada e com contratos assinados. É uma enorme oportunidade de negócios para todo o ecossistema de TI/Telecom no país. Não será realidade, entretanto, na velocidade que todos queremos e precisamos. As operadoras tradicionais, vencedoras dos maiores lotes outorgados, ainda não recuperaram os grandes investimentos feitos na rede 4G. 5G usa outra tecnologia, não sendo possível aproveitar a infra já instalada. De qualquer forma, é um negócio a ser examinado com muita atenção pelos canais.
  • As novidades de sempre como IoT, IA, realidade aumentada e outras tecnologias emergentes, mas não recentes, devem ser analisadas com uma visão bem pragmática e menos romântica. Tecnologias novas têm que gerar valor, econômico ou estratégico. Não têm que ser sexy.

Além disso prevejo que um famoso artista brasileiro irá morrer, um casal de estrelas da TV irá separar-se e vai acontecer um novo e empolgante BBB! Brincadeiras à parte, desejo um ótimo 2022 para nossos canais, com muito sucesso nas escolhas que fizerem, muito trabalho árduo e muita paciência com as usuais besteiras que alguns fabricantes e alguns distribuidores farão com vocês!

* Sergio Basilio é diretor de soluções e inovação da TD SYNNEX Brasil

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