Localizando pontos WiFi com Mandic magiC
Ouvi falar a primeira vez sobre isso cerca de um ano atrás. Em um encontro com o Aleksandar Mandic (que dispensa apresentações), ele me falou sobre sua ideia de criar um aplicativo para ajudar as pessoas no uso de WiFi em locais públicos. Confesso que na época pareceu meio estranho, mas vindo esta ideia de quem veio merecia uma melhor análise. O tempo falou por si. Dias atrás tive a oportunidade de me encontrar para uma conversa com o Mandic e ele me explicou em detalhes como está este projeto, como cresceu e o que se tornou aquela ideia comentada comigo ainda em 2012.
vide figura 01 ? Aleksandar Mandic
Xandó: as pessoas hoje ouvem falar de seu aplicativo, alguns usam e outros ainda não. Como foi que a ideia veio na sua cabeça? O que te motivou a criar o Mandic magiC?
Mandic: Imagine a seguinte situação, você em um restaurante em um país estranho e precisa muito usar o WiFi de seu smartphone. Você pede a senha para um garçom que a pronuncia com um sotaque estranho e indecifrável. Ainda que ele soletre, isso não ajuda muito. Eu tenho alguma dificuldade com os nomes das letras em inglês. Imagine se for em outros idiomas. Pense agora em um estrangeiro aqui no Brasil e alguém fala para ele uma senha como ?palhoça?. Ele não conseguirá entender a palavra e nem terá o ?ç? em seu teclado.
Xandó: são situações complicadas. Mas como resolver?
Mandic: Nesta hora você saca seu smartphone ou tablet, abre um aplicativo e de imediato tem acesso aos locais com WiFi em torno de você, classificados por distância (mais perto), vários deles, bem como suas senhas e sabe quais são abertos (sem senha). Parece mágica, não parece?? Pois é o que eu imaginava ao pensar no aplicativo Mandic magiC. Assim, a pessoa vai acabar incorporando o seu uso no dia a dia como a chave de seu carro, sua escova de dentes, etc. E ao contrário dos mágicos que escondem seu truque nossa mágica está clara, trata-se de uma rede social de compartilhamento de pontos de WiFi na cidade.
vide figura 02 ? Mandic magiC ? logo
Xandó: e quem pode usar o aplicativo? Está pronto para quais plataformas?
Mandic: o aplicativo está disponível para plataforma iOS (iPhone, iTouch e iPad) e Android (inúmeros smartphones e tablets). Alguns meses após ter sido lançado, já atinge um milhão de downloads (outubro de 2013). Este é outro truque de mágica uma vez que quanto mais pessoas usarem o aplicativo, mais informações ele consolida em sua base de dados. Assim, ao contrário de tantas outras coisas, quanto mais passa o tempo melhor ele fica.
vide figura 03 ? Mandic magiC no topo dos downloads nas lojas de aplicativos)
Xandó: mas como o usuário consegue buscar os pontos de acesso, saber se tem senha, etc.? Isso é complicado? Somente iniciados ou nerds conseguem usar o Mandic magiC ou é simples de usar?
Mandic: Quando pensei no aplicativo tinha em mente o que julgo mais importante, a facilidade de uso. Se você quer descobrir um local com WiFi e sua senha para acesso, ao abrir o programa ele já sabe onde você se encontra porque ele usa o GPS presente no smartphone ou Tablet. Em seguida ele mostra o mapa da região todo cravejado de alfinetes coloridos. Cada cor tem um significado. Existe um alfinete verde para indicar um ponto de acesso WiFi aberto (que não exige senha). O local com alfinete amarelo mostra também WiFi sem senha, mas que exige que algum tipo de cadastro seja feito pelo usuário. E o alfinete vermelho mostra locais onde o WiFi é protegido por senha, mas a senha está armazenada no aplicativo. Simples assim. O mapa pode ser navegado na tela do dispositivo pela ponta de seus dedos, aproximado com zoom, etc.
Xandó: mas é chato ter que copiar a senha e digitar na tela de conexão WiFi… Sem contar que é fácil errar. Tem algum jeito de evitar isso?
Mandic: Claro!! Ao ser recuperada a senha de um ponto de acesso WiFi o usuário tem a opção de fazer um ?copiar?, análogo ao conhecido CTRL+C do PC, para depois na tela da senha usar a função ?colar? que existe em todos os dispositivos.
vide figura 04 ? Mandic magiC em ação – redes em evidência ? muitas!!
Xandó: como tem sido a receptividade por parte dos usuários? Como andam os downloads nas lojas de aplicativos do Google e da Apple?
Mandic: nos primeiros dias os downloads eram a conta gotas, um por um. Evoluiu um pouco quando chegamos a dez ou vinte downloads por dia. Certa vez tivemos um rápido aumento saltando para cem ou duzentos downloads em pouco tempo. Suspeitei que fosse algum tipo de sabotagem ou coisa do tipo. Depois disso não parou mais de crescer e já chegávamos a mil downloads. Quando abri um champanhe para comemorar com Eduardo Mauro, meu sócio neste empreendimento, enquanto comemorávamos já atingíamos outro milhar. Foi um verdadeiro big bang! Atualmente temos de 5.000 a 10.000 downloads por dia!!
Xandó: Mandic, como fica o aspecto de segurança? E se alguém tornar pública pelo seu aplicativo um senha do WiFi, por exemplo de um restaurante, e seu dono se arrepender ou não quiser mais que esta senha seja divulgada? E se ele deixar, mas a senha for alterada?
Mandic: é importante eu dizer que na sua construção tivemos grandes preocupações com segurança e privacidade. Por exemplo, usamos como base para o produto os locais existentes no sistema Foursquare. Assim apenas localidades que já se apresentaram online nesta outra ferramenta podem ser catalogadas. Da mesma forma uma senha que foi publicada por algum usuário pode ser removida caso o dono do local não deseje expor esta informação. Por isso a vinculação de ?propriedade? do local via Foursquare. Da mesma forma qualquer usuário do aplicativo pode apontar o não funcionamento da senha inativando aquela informação bem como ele pode atualizar uma senha que fora trocada.
Xandó: e como anda a adesão ao sistema? Quero dizer, em relação a cadastramentos de pontos de acesso, você sabe dizer quantos pontos já existem cadastrados?
Mandic: Já temos mais de 250.000 pontos de acesso cadastrados em muitos lugares do mundo. São inúmeras cidades no Brasil e no exterior que já estão presentes em nossa base de dados. Estão presentes em nossa base de dados praticamente todos os países do mundo com exceção de alguns países da África. Esta grande quantidade de informações ajuda muito no uso de um recurso bastante importante do aplicativo que são as ?Listas offline?.
Xandó: Listas offline? Será que isso tem a ver com minha próxima pergunta? É que se a pessoa não tem WiFi como ela vai ter acesso online ao aplicativo para localizar um ponto de acesso próximo? Seria como ter a gaveta trancada com a chave dentro…
Mandic: Esta pergunta é bem comum E também bastante justa! Mas a reposta é bem simples! O Mandic magiC permite que sua base de dados seja consultado enquanto estiver online (em casa por exemplo) e os dados armazenados no smartphone ou tablet. Uma vez na rua, sem sinal de WiFi o aplicativo pode ser usado como se estivesse online para procurar locais cobertos rede sem fio e senha disponível (ou livres). Claro que não dá para armazenar os dados de uma cidade inteira, mas quando online a região a ser visitada pode ser explorada e estas informações estarão todas disponíveis para uso posterior (desde que seja gravada a tal Lista Offline).
Xandó: Sei que existe um ?sistema de incentivo?, os usuários conquistam ?pontos? pela participação, como é isso?
Mandic: o Mandic magiC tem um outro lado lúdico. As interações entre as pessoas são intensificadas, afinal o programa tem o lado de rede social. Além disso todos nós adoramos uma competição, uma disputa de forma saudável. Conforme o usuário vai registrando utilizações do aplicativo e quando acrescenta novos pontos de acesso e suas senhas, pontos são atribuídos. É interessante a competição para ver que fica nos lugares mais altos do ranking. Isso motiva ainda mais o uso!
Xandó: Existe algum lugar com para obter mais informações?
Mandic: Sim. No site http://www.mandicmagic.com.br existem links para download do aplicativo versões Android e iOS que podem ser acessados diretamente dos dispositivos. Há também no site alguns tutoriais para as funções mais importantes. Embora o aplicativo tenha sido construído tendo em mente grande simplicidade, nestes tutoriais há instruções passo a passo para ?Salvar e acessar as listas off-line?, ?Como acessar redes WiFi protegidas? e ?Como remover redes cadastradas?.
vide figura 05 ? exemplo de tutorial para usar a senha de uma rede protegida
Xandó: como você vê a evolução do Mandic magic?
Mandic: hoje em dia nós temos as senhas de hotspots WiFi apenas. Mas poderemos ter informações diversas sobre os locais, como se fosse um guia de restaurantes, hotéis, ser um uma forma para você pode dar sua opinião sobre aquele local, saber como chegar até aquele lugar, fazer um instant messaging entre os amigos… São muitas possibilidades.
Xandó: para encerrar, Mandic, eu tenho uma curiosidade. Como funciona esta relação com o Foursquare? Afinal seu aplicativo foi feito usando os recursos do Foursquare…
Mandic : sabe que existe uma API que nos permite acessar os recursos do Foursquare que era limitada a 5.000 requisições ou acessos por hora. Um belo dia atingimos este limite e por causa disso ficamos bloqueados por cerca de 6 horas. Nós entramos em contato com eles, fizemos nos apresentação, conversamos com eles. Conseguimos de imediato elevar este limite para 50.000 requisições por hora. Eles tomaram conhecimento do MandicmagiC, tanto que eles mesmos já são também usuários e dizem que gostam muito!
vide figura 06 ? Aleksandar Mandic