Estágio Inicial da Transformação Digital (Digitization)

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10:38 am - 23 de maio de 2018

Um recente estudo conduzido pelo Global Center for Digital Business Transformation (DBT Center), em parceria com a escola de negócios IMD e a empresa Cisco revelou que a pressão da disrupção digital não é igual em todas as indústrias.

O gráfico abaixo ilustra esse cenário por meio do “Digital Vortex”. Esse conceito representa o movimento inevitável de todas as indústrias em direção ao centro, em que os modelos de negócios e a cadeia de valor são digitais ao máximo. Quanto mais próximo do centro o setor da empresa estiver, mais urgente será a revisão de suas práticas e abordagens estratégicas.

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Fonte: Global Center for Digital Business Transformation (DBT Center)

Como podemos observar, existem três setores, identificados por diferentes cores, que estão em diferentes estágios de disrupção digital.

Roxo: trata-se de setores que serão os últimos a sofrerem a disrupção digital, já que estão em estágio inicial de práticas a caminho da transformação digital.

Cinza: os setores representados por essa cor estão em estágio intermediário de disrupção digital. Empresas desses setores experimentam disrupções de produtos e serviços e são constantemente pressionadas a inovar e gerar novas fontes de receitas através do digital.

Laranja: as empresas desse setor são as mais afetadas pela disrupção digital e sofrem ameaças constantes para reinventar o seu modelo de negócios.

Estágios Evolutivos

Podemos classificar a evolução da jornada digital das empresas em três estágios distintos:

Colmeia

Estágio Iniciante : Digitization

 O primeiro estágio evolutivo rumo à transformação digital concentra-se na melhoria da experiência do cliente e da excelência operacional.

Experiência Digital do Cliente

Transformar a experiência do cliente é a principal fonte da proposta de valor e de diferencial competitivo, e aqueles que melhor entenderem as necessidades dos clientes e empregarem essas novas tecnologias de forma a entregarem um resultado que os clientes realmente valoram, garantirá uma posição mais à frente que os seus competidores. Isso de forma momentânea, até que outra experiência altere a percepção de valor do cliente.

Podemos citar como exemplo o Starwood Hotels & Resorts, que, em vez de fornecer cartões magnéticos para que os hóspedes consigam abrir as portas dos quartos, possibilitou a abertura delas por meio de celulares que possuem a tecnologia NFC (Near Field Communication), presentes em quase todos os  aparelhos fabricados atualmente.

Hotel

 

Aliás, ter que utilizar esses cartões é uma queixa comum entre aqueles que se hospedam com frequência em hotéis.Após se hospedar no Starwood, o cliente irá mudar a sua percepção de valor sobre hospedar-se em hotéis, e sentirá que está recebendo uma experiência hoteleira inferior, todas as vezes que precisar abrir a porta do quarto com cartão magnético em outros hotéis.

 

Valor Resultado

Nos dias atuais, os consumidores estão expostos a diversas experiências digitais em seu cotidiano, seja ao hospedar-se no Starwood Hotel, pedir um táxi no Uber, alugar uma casa no Airbnb ou realizar compras no Amazon. Na verdade, os consumidores nunca estiveram com as expectativas tão elevadas e com tendência crescente, e nada indica que esse cenário irá se estabilizar, pelo contrário, com a corrida pela adoção de novas tecnologias em todos os setores, as expectativas dos consumidores só aumentarão.

Esse cenário coloca as empresas em uma corrida constante com os seus competidores, pois, à medida que as expectativas aumentam, sem mudanças na experiência, o valor percebido pelos consumidores diminui.

Valor

Excelência Operacional Digital

A segunda forma de gerar valor é por meio da excelência operacional, as novas tecnologias digitais permitem criar uma verdadeira revolução nas operações e nos processos das empresas. Pense, por exemplo, como a impressora 3D pode impactar o processo de fabricação de bens físicos de forma mais rápida, barata e customizada.

Muitas fábricas tradicionais estão em uma corrida digital na chamada indústria 4.0, que pode revolucionar a cadeia de produção ao implantar dispositivos inteligentes de IoT em seu processo produtivo.

Um setor que tem despontado nesse sentido é o de Óleo e Gás. As empresas desse setor irão redefinir novos patamares de produção da indústria com a incorporação desses dispositivos conectados em quase todos os processos e etapas de extração e refino do petróleo. A multinacional petrolífera anglo-holandesa Shell divulgou o seu ambicioso plano de digitalizar o processo produtivo de seus poços de petróleo, que passaria a ser controlado a distância por uma unidade central, de onde os funcionários teriam acesso e controle de praticamente toda a cadeia produtiva.

Shell
Fonte: Shell

Outras empresas e setores podem também se diferenciar e ganhar vantagem competitiva por meio da digitalização de suas operações, usando, por exemplo, IoT para reduzir custos e aumentar a produção.

Ocorre que algumas empresas vão além de incorporar as tecnologias digitais para se diferenciar por meio de novas experiências proporcionadas aos clientes e suas operações. Eles alteram também as fórmulas econômicas adotadas pela empresa, alterando assim o seu modelo de negócios e, em última instância, a forma como a receita é gerada.

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