Contratação por projetos em tecnologia: entenda o crescimento da modalidade

Uso crescente de profissionais para projetos em TI permite às empresas obter mais flexibilidade, especialização e redução de custos

Author Photo
10:00 am - 14 de fevereiro de 2024
Projetos de TI globais Imagem: Shutterstock

Por Laura Lamas*

Nos últimos anos, temos observado em todo o mundo um aumento significativo na quantidade de trabalhadores contratados por projetos para a área de tecnologia. Um estudo recente conduzido nos EUA pela Upwork descobriu que, até 2023, aproximadamente 64 milhões de americanos migraram para trabalhos por tempo determinado, e esse número deve ultrapassar 90,1 milhões até 2028.

Crescimento na área de TI

Embora seja uma tendência que permeie diversas áreas, ela é particularmente notável no setor de tecnologia, que costuma estar na vanguarda de novas formas de trabalho e tipos de contratação. A cultura de TI está vinculada a projetos com início e fim, o que tornou vital a contratação de trabalhadores temporários para o desenvolvimento da área.

Outsourcing, Body Shop ou “alocação de profissionais para projetos”

Todos esses termos são frequentemente utilizados e significam “empréstimo de mão de obra”. No caso, de profissionais com a expertise técnica demandada pela empresa contratante. O conceito é amplamente utilizado no exterior e no Brasil surgiu originalmente como uma solução para multinacionais e grandes empresas, nas quais os processos de contratação costumam ser complicados e mais burocráticos.

Leia mais: Como mudar de carreira para trabalhar com tecnologia

Por se tratar de uma solução prática para negócios que necessitam de respostas rápidas e estratégicas de forma pontual ou temporária, a prática também acabou sendo adotada por empresas menores. Em vez de recrutar um novo colaborador de forma permanente, é possível fazer um empréstimo desse tipo de profissional (algo parecido com os empréstimos de jogadores de futebol por grandes clubes). 

Como a prática pode ser utilizada pelas empresas?

A modalidade pode ser adotada para implementar novos projetos, mas também para gerenciar crises e ajudar departamentos que estão com prazos apertados ou áreas que necessitam de um alívio rápido. Além de dar às empresas a oportunidade de obter o talento certo para a tarefa em questão de maneira ágil, com baixo risco, a prática permite com que a companhia resolva suas necessidades sem se preocupar com um contrato de longo prazo após o projeto ter sido finalizado. 

Como implementar a prática na área de TI?

  • Identificar necessidades: Avaliar os requisitos específicos ou habilidades que a equipe necessita.
  • Escolha de parceiros qualificados: Selecionar empresas confiáveis com equipes especializadas em TI.
  • Definição de objetivos: Estabelecer objetivos do projeto e expectativas em termos de perfil profissional e resultados.
  • Acompanhamento e avaliação: Manter comunicação próxima com a equipe temporária e avaliar continuamente a eficácia do outsourcing para garantir o cumprimento das metas

Quais são os benefícios da contratação por projetos?

Flexibilidade

É essencial atender às demandas sem aumentar desnecessariamente o número de colaboradores permanentes, mas evitando sobrecarregar a equipe. Projetos de curto prazo são comuns nesse cenário, oferecendo às empresas uma vantagem crucial no setor tecnológico.

Acesso a habilidades especializadas

Uma das principais vantagens de contratar trabalhadores por projeto é ter acesso a uma ampla gama de habilidades e experiências, o que permite às companhias contratar profissionais com habilidades especializadas para trabalhar em tarefas e desafios específicos.

Custo-benefício e redução da carga administrativa

A alocação temporária é uma maneira econômica para as empresas atenderem às suas necessidades de pessoas. É possível contar com a expertise de profissionais extremamente qualificados sem ter que se comprometer com contratações a longo prazo. Além disso, ao adotar o outsourcing se evita grande parte da carga administrativa e burocrática que envolve o recrutamento permanente. 

Aumento da produtividade

Profissionais contratados por projeto frequentemente são experientes, o que pode resultar em aumento da produtividade. Muitas vezes, esses colaboradores são capazes de concluir tarefas de forma mais eficiente do que colaboradores contratados em tempo integral que não necessariamente possuem o mesmo nível de especialização. Isso ajuda as empresas a concluírem tarefas dentro do prazo e do orçamento. 

Contratação posterior 

A contratação temporária de profissionais de TI permite testá-los antes de oferecer um contrato em tempo integral, resultando em melhores negociações de salário. Isso oferece às empresas acesso à habilidades especializadas, flexibilidade e economia de custos, além de redução da carga administrativa e aumento da produtividade. 

*Laura Lamas é especialista em recrutamento da Robert Half em Belo Horizonte

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.