Comunicação: chave para o sucesso da agenda ESG

Em um mundo cada vez mais voltado para a sustentabilidade, a comunicação é a chave para desbloquear o verdadeiro potencial da agenda ESG

Author Photo
3:00 pm - 08 de abril de 2024
Imagem: Divulgação

Empresas de todos os portes e segmentos são chamadas a adotar práticas sustentáveis, promover a equidade social e aprimorar sua governança. Muitas organizações ainda enfrentam desafios para implementar com eficácia suas estratégias ESG, e este é um ponto em que a comunicação se torna fundamental.

A reputação corporativa é um dos principais ativos de uma empresa. Ela determina seu valor de mercado e sua capacidade de atrair investimentos e talentos. Estudos e análises de mercado demonstram consistentemente que empresas com excelente reputação corporativa tendem a apresentar maior valor de mercado em comparação as suas concorrentes. Uma reputação sólida está intrinsecamente ligada à capacidade de construir relacionamentos duradouros com os stakeholders. O atributo ainda está indissoluvelmente ligado à transparência e à comunicação eficaz. Casos recentes, como o da família real britânica, evidenciam como falhas na comunicação podem minar a imagem e a credibilidade de uma organização.

Para que empresas obtenham reconhecimento por suas iniciativas ESG, a comunicação estratégica é imprescindível. Divulgar ações, engajar stakeholders e construir um diálogo autêntico são passos cruciais. Afinal, como dizem, “se uma árvore cai na floresta e ninguém está lá para ouvir, ela realmente faz barulho?”. Pesquisa da Kantar revelou que quase 60% dos consumidores dizem ter parado de comprar de empresas não investem em sustentabilidade ou impactam o planeta.

Comunicação interna

A comunicação é essencial em todas as etapas da jornada ESG: da conscientização ao planejamento, da implementação ao monitoramento. Uma comunicação interna eficaz é vital para que as diretrizes traçadas nos conselhos administrativos sejam compreendidas e abraçadas por todos os níveis hierárquicos.

Ao promover a conscientização sobre os desafios ambientais, sociais e de governança, a comunicação cria um senso de propósito e engajamento entre os colaboradores. Pesquisas mostram que funcionários engajados são até 20% mais produtivos. Ao mesmo tempo, garantir canais de diálogo possibilita que as vozes de todos sejam ouvidas, enriquecendo as estratégias e fortalecendo o comprometimento coletivo.

Leia mais: No mundo ideal, as áreas de Sustentabilidade ou ESG não vão existir

Vivemos uma era de crescente escrutínio público sobre as posturas sustentáveis. Pesquisa global de 2020 da BlackRock revelou que 77% dos investidores institucionais consideraram risco e oportunidade ESG como parte de seus processos. Investidores e consumidores exigem transparência e coerência entre o discurso e a prática organizacional. Uma comunicação genuína, consistente e bem estruturada é parte inseparável disso.

A jornada rumo à sustentabilidade é complexa e contínua. Porém, quando a comunicação é estratégica e está no alto nível decisório, as empresas se tornam mais preparadas para superar os desafios, celebrar conquistas e inspirar mudanças positivas em toda a sociedade.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.