Dica do CEO da Totvs para quem quer implementar IA: ‘seja rápido!’
Durante o Web Summit Rio 2024, conversei com lideranças da Totvs, CI&T, Nvidia e Adventures, Inc.
No Web Summit Rio 2024, que acontece nesta semana no Riocentro, a presença de líderes do mercado de tecnologia e inovação é fenomenal. Mais do que pelas palestras – e olha que só por elas já valeria estar aqui –, a possibilidade de estabelecer conexões significativas com profissionais influentes do setor foi uma grande parte do meu objetivo de estar aqui.
Além de conhecer novas pessoas, encontrei colegas e figuras conhecidas. Uma delas foi Márcio Aguiar, diretor executivo de Vendas Corporativas para a América Latina na Nvidia, que foi um dos primeiros nomes que entrevistei no Innovation Hub. Topei com ele no evento fazendo aquilo que ele mais gosta: levando a “palavra da Nvidia” para quem estava aqui no Rio de Janeiro.
Ele tinha acabado de dar uma palestra muito interessante sobre os “pilares” que levaram a Nvidia a se tornar a “queridinha” do mercado de tecnologia – e líder no fornecimento de chips para soluções de IA. Aproveitei para questioná-lo sobre as dificuldades que a empresa está enfrentando para atender toda essa grande demanda do mercado e qual é o foco atual de dedicação da empresa.
Leia mais: Web Summit Rio: diretor da Nvidia revela os 5 pilares que sustentam o sucesso da empresa
Na conversa, Márcio me contou que esse sucesso atual não é obra do acaso, mas algo que vem sendo construído há 18 anos, desde que a Nvidia lançou sua primeira linguagem de programação. Ele ainda afirma que é um prazer ter a oportunidade de trabalhar com tantas empresas, e que o plano é continuar expandindo as operações e aumentando a carteira de clientes – com uma atenção especial ao mercado de saúde. Principalmente na área de biomedicina, as soluções de IA da Nvidia têm ajudado laboratórios a descobrir novos medicamentos e acelerar o desenvolvimento de vacinas, ele conta.
Quem também encontrei no Web Summit foi Ricardo Dias, cofundador da Adventures, Inc., uma brandtech que tem como foco ajudar marcas e criadores a escalarem seus negócios e terem bons resultados na atual era da Creator Economy. Eu queria poder bater um papo mais longo sobre esse assunto, mas deu para tirar muito conteúdo interessante nesse encontro rápido entre palestras que tive com ele.
Ricardo fala de uma forma muito empolgada sobre um futuro onde conteúdo e marcas estarão em sintonia perfeita: influenciadores que você segue no TikTok, Instagram, Kwai e qualquer outra rede social não só oferecerão o conteúdo que você gosta de assistir, mas também oferecerão a venda dentro do app de qualquer produto que eles estejam mostrando. Hoje, isso já é possível em alguns apps, mas deverá se tornar algo tão comum quanto vídeos do tipo Stories. E o que mais o deixa empolgado é que isto não será algo que apenas os grandes terão acesso: qualquer pessoa que hoje publica conteúdos nas redes sociais poderá monetizar esses conteúdos, diz Dias.
E, claro, não posso esquecer de comentar sobre a dupla dinâmica com quem consegui conversar logo após terminarem de apresentar um painel conjunto: Bruno Guicardi, cofundador e presidente da CI&T, e Dennis Herszkowicz, CEO da Totvs. O painel abordou um tema de interesse de qualquer gestor moderno: a eficiência da inteligência artificial. Também conversamos justamente sobre isso.
Eles defendem que qualquer empresa que queira entrar no mundo da IA precisa ser rápida. Claro, é necessário um estudo de impacto da implantação da IA na empresa, mas ambos acreditam que isso deve acontecer em paralelo com a implantação em si – especialmente em empresas de grande porte, onde isso pode durar meses ou anos. Com as rápidas mudanças que vivemos hoje, esse tempo “perdido” pode colocar a empresa em muita desvantagem contra os concorrentes.
Ufa! E isso foi apenas o primeiro dia de evento, hein?
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!