Cadastro Positivo e seu uso pelas fintechs de crédito

Instituições se mantêm em um movimento constante de aprimoramento de serviços e experiências oferecidas aos usuários

Author Photo
por ABCD
10:15 am - 01 de setembro de 2022

Operando há pouco mais de três anos em seu modelo de adesão automática, o Cadastro Positivo já se consolidou como uma importante ferramenta para o setor de crédito. Levantamento recente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), entidade que representa os birôs gestores da base de informações, aponta que 79% da população economicamente ativa está no banco de dados e mais: cerca de 22 milhões de brasileiros já foram beneficiados com acesso ao crédito no período graças à iniciativa. 

Acostumadas à inovação, as fintechs de crédito mais uma vez não demoraram a tirar proveito da novidade. De acordo com a segunda edição da Pesquisa Fintechs de Crédito Digital, realizada pela Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) em parceria com a PwC Brasil, 86% das empresas do setor já utilizam o Cadastro Positivo em seus processos de avaliação. Entre as fintechs que atendem tanto pessoas físicas quanto jurídicas, o índice chega a 88%. 

A conclusão se justifica pelas características e origens das fintechs, nascidas em ambiente digital e adeptas ao uso intensivo de tecnologias. Conhecidas pela rapidez na resposta aos clientes e pela busca do aumento dos índices de aprovação de crédito, as instituições se mantêm em um movimento constante de aprimoramento de serviços e experiências oferecidas aos usuários. 

Ainda segundo o estudo que analisou o segmento de crédito digital, entre os principais gargalos que as fintechs de crédito pretendem solucionar, o aumento do índice de aprovação de crédito, meta intimamente vinculada ao Cadastro Positivo, aparece em terceiro lugar, com 74% de menções – dois anos antes, o número era de 44%. Aprovação de crédito mais rápida e menos burocrática e melhoria no atendimento ao cliente encabeçam o ranking, com 94% e 89%, respectivamente. 

Com mais de 140 milhões de pessoas físicas e jurídicas no Cadastro Positivo atualmente, a aposta é que os benefícios proporcionados pela iniciativa aumentem conforme novos setores — entre eles, energia, saneamento e gás encanado– completem o envio de informações de seus usuários para a base de dados. Com isso, mais pessoas terão a oportunidade de usar o histórico de pagamentos a seu favor para ter acesso a recursos financeiros. E as fintechs de crédito, como sempre comprometidas a criar um mercado mais inclusivo e eficiente, estão prontas para fazer parte desse movimento que empodera os clientes e estimula a economia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.