A evolução dos testes tradicionais
Com a ascensão das tecnologias digitais, as avaliações extrapolam o seu fim e proporcionam experiências de aprendizado inovadoras e eficazes
No cenário educacional contemporâneo, ao mesmo tempo em que a Inteligência Artificial ganha destaque, a transformação das avaliações on-line é outro fenômeno que merece atenção quando o tema são novas tecnologias aplicadas à educação. As ferramentas digitais trouxeram um leque diversificado de métodos para avaliar o aprendizado, rompendo com as limitações dos testes tradicionais. Ao longo dessa leitura, exploraremos como ocorreu essa evolução, qual o seu impacto no universo da aprendizagem e como essas mudanças estão moldando o presente e o futuro do processo educacional.
Assim como as Realidades Estendidas (mencionadas no último artigo), cuja premissa é desafiar as fronteiras entre o real e o virtual, os testes atualmente são capazes de oferecer uma abordagem dinâmica e interativa e proporcionar uma experiência imersiva que vai além do simples preenchimento de folhas de resposta. Recursos digitais como quizzes, simulações e projetos on-line permitem avaliar habilidades em tempo real e viabilizam a integração instantânea de dados e feedbacks, com interações mais sofisticadas entre alunos e professores.
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As ferramentas de avaliação podem ser classificadas como formativas ou somativas: as primeiras são os questionários, tarefas, perguntas e discussões em sala de aula utilizados por educadores a fim de orientar o processo de aprendizagem dos alunos, em que as respostas servem para guiar os planos de aula; as somativas, por sua vez, são os testes finais dados no término de um projeto, curso, semestre ou unidade letiva, usadas para avaliar a aprendizagem dos estudantes e comparar seus desempenhos, como em um processo de benchmark. Dentre as ferramentas muito utilizadas para ambas as situações, podemos citar o Kahoot (baseada em jogos), o Poll Everywhere, o Mentimeter e o próprio Google Forms.
Segundo dados da Educause Review, a utilização de avaliações on-line tem crescido exponencialmente, especialmente durante a pandemia da Covid-19, devido a sua característica de facilitar a continuidade da aprendizagem mesmo em situações adversas. O Censo de 2021, por exemplo, relata que o ensino à distância cresceu 474% em uma década — taxa que, sem dúvida, foi impulsionada por plataformas e ferramentas que suportam o ensino remoto. Seguindo o raciocínio, o relatório da Technavio projeta que o mercado de avaliações on-line na educação atingirá US$ 10 bilhões até 2025, evidenciando o rápido crescimento e a aceitação generalizada dessas tecnologias. Reports em tempo real, análises preditivas e adaptação dinâmica do conteúdo são características que destacam a eficácia desses modelos de avaliação no processo de aprendizado.
Reiterando essa transformação, uma pesquisa de mercado encomendada pela Pearson e aplicada no último ano no Brasil, Argentina, Colômbia e México, aponta que os latino-americanos têm buscado cada vez mais testes que avaliam a proficiência no idioma inglês. De acordo com o levantamento, os consumidores preferem fazer seus exames na modalidade online (38%), provavelmente como consequência da mudança de hábitos advindos da pandemia. Alinhadas à tendência, plataformas como Pearson English Test Hub permite aos educadores – de forma rápida e confiável – direcionar os alunos em aulas de inglês com base em suas habilidades.
Em conclusão, a evolução para as avaliações on-line representa uma mudança paradigmática na forma como medimos conhecimentos e aptidões e no caminho pelo qual mapeamos o processo de aprendizado dos alunos. As tecnologias digitais, assim como as realidades estendidas, transformam a educação a cada dia, proporcionando experiências personalizadas e dinâmicas. Cabe às instituições, as empresas de tecnologia e o sistema educacional capacitar especialmente os educadores a navegarem por esse novo território. Hoje, testar o aprendizado passa a ser muito mais parte da jornada do aprendizado do aluno do que seu ponto final. E que bom!
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