Organização: fábrica de experiência

O modelo denominado organização fábrica de experiência retrata duas organizações perfeitamente integradas para troca de conhecimento

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8:10 am - 13 de março de 2019

Trataremos neste artigo a Gestão do Conhecimento nas empresas desenvolvedoras de software, a partir da proposição de uma “Fábrica de Experiência”, criada por Victor Basili nos laboratórios de Engenharia de Software da Universidade de Maryland (USA).

As empresas desenvolvedoras de software têm uma grande quantidade de conhecimento em várias áreas, como o conhecimento do que é crítico para alcançar o objetivo do negócio. Algumas dessas áreas do conhecimento e das necessidades relativas às organizações são:

  • Adquirir conhecimento sobre novas tecnologias: novas tecnologias são bastante eficientes para o desenvolvimento de software, mas tornam-se pesadelos para os gerentes de projeto. É difícil para os desenvolvedores ficarem aptos com as novas tecnologias e, para os gerentes, entenderem seus impactos e estimar os novos custos. Tecnologias não muito familiares fazem uso intensivo do “aprender fazendo”, que pode trazer retardo nos resultados.
  • Conhecimento de acesso do domínio: o desenvolvimento de software necessita de acesso ao conhecimento não apenas do seu domínio e em novas tecnologias, mas também sobre o domínio para o qual o software está sendo desenvolvido.
  • Compartilhando do conhecimento das práticas e políticas locais: os conhecimentos são passados, entre desenvolvedores experientes e os com pouca experiência, em encontros informais; com isso, nem todos têm acesso. Esta prática deve ser estimulada, mas a captura e compartilhamento formal do conhecimento asseguram que todos os funcionários terão acesso a ele.

As organizações devem analisar os projetos do passado para melhorar as habilidades no desenvolvimento. Isto requer conhecimentos extensivos baseados nas mais diferentes experiências no desenvolvimento, bem como insights. Padrões, melhores práticas, modelos e recomendações são exemplos de resultados destas atividades o conhecimento.

 A organização Fábrica de Experiência (OFE)

 O modelo denominado organização fábrica de experiência retrata duas organizações perfeitamente integradas. Existe uma equipe específica destinada à finalidade de externalizar o conhecimento, diversa dos próprios desenvolvedores. O desenvolvimento de software pode obter melhores resultados – custos, qualidade e prazos – por meio da alavancagem de experiências de projetos anteriores. Com cronogramas, expectativas quanto à qualidade e produtividade e desafios técnicos, muitos projetos não podem dedicar recursos suficientes para explicitar o conhecimento. Porém, isto fica por conta da equipe chamada fábrica de experiência. Esta equipe está encarregada de analisar e sintetizar todos os tipos de experiência, incluindo as lições aprendidas, dados de projetos e relatórios que explicitam estas experiências mediante a criação de repositórios.

OFE

FIGURA: Organização fábrica de experiência – Victor Basili.

Fonte: RUS; LINDVALL, 2002, p. 30. (Tradução do Autor – figura adaptada)

A OFE agrega valor ao conhecimento mediante a criação de modelos baseados em documentos ou em indivíduos. Externalização e internalização são integradas, de modo que a equipe do projeto trabalhe em harmonia com a OFE. Implantar o conceito de OFE requer mudanças culturais nas organizações, devido à criação de equipes e processos distintos de trabalho.

O que é mais essencial na OFE não é a experiência, mas os novos conhecimentos gerados a partir da experiência. As OFE precisam empacotar a experiência, por meio da análise, síntese e avaliação da experiência bruta, e construir modelos que representam a abstração dessas experiências..

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