Hora de parar para pensar!

Estamos a menos de 60 dias das eleições...

Author Photo
3:26 pm - 10 de agosto de 2022

Você já se deu conta de que faltam menos de sessenta dias para o primeiro turno das eleições presidenciais? E que até o momento as principais candidaturas não se manifestaram de forma assertiva em relação a seus planos de governo?

O foco das campanhas da maioria dos presidenciáveis parece estar muito mais em prejudicar a imagem do adversário do que em aproveitar este momento que se repete apenas a cada quatro anos para refletir sobre o que precisa ser mudado e/ou melhorado em nosso país.

Sim, claro, aqui devemos focar apenas em questões relacionadas à Tecnologia da Informação e Inovação! Você viu os principais candidatos com planos específicos, ou ao menos falando sobre este assunto?

Os gargalos que temos que enfrentar

Nós, que militamos neste universo, sabemos quão essenciais são o uso inteligente dos recursos e o aproveitamento das oportunidades que a evolução tecnológica nos apresenta. Sabemos também que estas atividades dependem da disponibilidade de recursos humanos qualificados em quantidade suficiente.

Embora as entidades do setor, as empresas e ONGs estejam cientes da questão e agindo para enfrentar esta questão na medida de suas possibilidades, nossas atividades tem se tornado estratégicas ao longo das últimas décadas para todos os países que almejam ser desenvolvidos.

Diante disso, inúmeros países desenvolveram agressivos programas de atração de talentos (vindos de países que não os valorizam). Esse processo de emigração de talentos se acelerou a partir da pandemia de coronavirus, em função da ampla aceitação do trabalho remoto: passamos a ter milhares dos melhores de nossos profissionais que emigraram de forma virtual.

Do outro lado, dispomos em nosso país de ‘matéria prima’ de forma privilegiada: poucos países no mundo possuem uma população do tamanho da nossa.

Propostas Concretas

Assim, consideramos essencial a definição de políticas de estado a nível nacional (não basta durarem por uma gestão!) e de programas de formação de recursos humanos que nos permitam participar dessa corrida global com chances de sucesso. Caso contrário, o déficit gerado pela balança de pagamentos de nosso setor continuará a crescer, junto com a dependência de inovações geradas em outras partes do planeta.

Para contribuir com essa discussão, a Federação Assespro, que representa o setor empresarial do setor de Tecnologia da Informação, elaborou um Manifesto aos Presidenciáveis, contendo pleitos que se concentram exatamente na solução desses dois pontos chaves. A íntegra do manifesto pode ser acessada em https://bit.ly/manifestoassespro.

Este Manifesto está sendo colocado a disposição de todas as equipes dos presidenciáveis. E ficamos gratos com aqueles que já aceitaram receber as nossas sugestões.

Quanto maior for a disseminação destas demandas por todos os envolvidos no processo, aumentamos a chance de recolocar nosso país no caminho do desenvolvimento tecnológico, criando ao mesmo tempo novas oportunidades para nossa população.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.