Governaça de TI na prática

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9:51 am - 14 de agosto de 2013

Ninguém melhor do que você para fazer uma avaliação prática de como está, na organização em que você exerce as suas atividades profissionais, o nível de maturidade em governança da função de TI (Tecnologia da Informação). A primeira dificuldade é o como devemos entender o termo Governança em TI?  Existem algumas boas definições. Trago a seguir a definição dada pelo IT Governance Institute, órgão ligado à ISACA e que considero simples, clara e objetiva. ?Governança da Tecnologia da Informação é o conjunto de processos, controles e informações que têm como objetivos:             * alinhar a estratégia e os processos de tecnologia da informação em relação à estratégia e às necessidades de negócio; e             * dar visibilidade sobre os resultados da tecnologia de informação através de controles e indicadores.? A mensagem é simples: o negócio precisa fortemente dos recursos de tecnologia da informação. Sendo assim esses recursos devem suportar adequadamente os processos que possibilitam o negócio ser realizado. Para suportar de forma adequada é necessário que o negócio e a tecnologia da informação estejam seguindo no mesmo sentido e ritmo. Uma segunda dificuldade, considerando que você não é especialista no assunto, é identificar o que é necessário para fazer uma boa governança. Vamos descrever abaixo algumas orientações que precisam ser consideradas. A gestão dos recursos de TI deve ter uma abordagem sistemática e estruturada. As decisões não devem ser ?ad hoc?, ou seja, tomadas naquele momento sem um plano anterior. Sendo assim, para avaliar o nível de maturidade, é necessário identificar como as decisões são feitas. Também é necessário ter de maneira explícita e documentada a maneira como as decisões serão executadas e como os resultados dessa implementação serão avaliados. Devemos entender aqui que essa avaliação significa identificar valor e facilidades para a operacionalização e sucesso do negócio da organização. De uma forma simples é necessário identificar e explicitar: quem decide os projetos/investimentos, como são implementados, como são avaliados e como trarão valor ou facilidades para o negócio. Se na sua avaliação você identificar que as ações de TI são tomadas distantes do negócio e a área de TI não tem que prestar contas do alinhamento com o negócio, a maturidade da sua organização está baixa. Caso contrário, se as decisões dos investimentos e soluções de TI serão implementadas porque serão facilitadoras ou trarão valor para o negócio, então o nível de maturidade da sua organização está alto. Avalie periodicamente essa maturidade e veja a melhoria da sua organização ao longo do tempo. Governança é um termo novo no ambiente comercial. Será que antes não tínhamos boa governança? Claro que sim! Mesmo sem utilizarmos o termo, existiam organizações com boa governança e outras com um nível sofrível de governança. Uma questão é verdadeira: o alinhamento adequado do negócio com a gestão de todos os tipos de recursos, tecnologia da informação, humanos, financeiros, inteligência e outros, aumenta a possibilidade de sucesso do negócio. Governança, mais do que um novo termo é uma opção pela gestão que possibilita transparência, controle, comprometimento e sustentabilidade.Possível conseqüência: sucesso! Edison Fontes, CISM, CISA.                                                             Gerente Sênior CPM Braxis, Participa ABSEG, ISACA e InfoSecCouncil.  [email protected]   

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