Existe limite para a sinceridade no ambiente corporativo?

Se entendermos que a vida empresarial não deve ser como um teatro, não existe limite para prática da sinceridade

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9:31 am - 17 de agosto de 2021

O ambiente hostil pautado pela falta de confiança entre os colaboradores é um importante vilão nas empresas, o que leva a adoecimentos, especialmente aquelas doenças da alma como o estresse, ansiedade e depressão, quando não chega ao pânico. Isso leva a impactos negativos para a vida das pessoas e nos resultados nas corporações. 

Manter um bom relacionamento entre os colaboradores no ambiente de trabalho se tornou cada vez mais importante, uma maneira de obter bons resultados.  Essa prática vira também uma aliada essencial para dar mais leveza ao cotidiano em meio às atividades de uma determinada área ou mesmo entre as equipes. Mas, para alcançar esse objetivo, é necessário haver uma honestidade entre pessoas e times. 

E deve haver algum limite para a sinceridade no contexto corporativo? O primeiro ponto é entender o significado dessa palavra. “Sincero” indica que alguém é “sem cera”, ou seja, sem máscara, pois cera era o material utilizado na Grécia para fazer as máscaras no teatro. Se entendermos que a vida empresarial não deve ser como um teatro onde você representa alguém que não é, não existe limite para prática da sinceridade.

Quanto mais sinceridade, melhor! Você deve ser você, antes de qualquer coisa, sem precisar criar uma máscara para se esconder ou assumir um papel que não pertence a sua essência. Isso lhe proporciona um bem estar enorme diante da vida, se dando o direito de ser você. É inclusive libertador!

Isso não quer dizer que você pode ser mal educado e sair agredindo as pessoas. O limite não está na sinceridade mas no seu entendimento e prática do respeito, lembrando que você lida com seres humanos e deve praticar a gentileza, o que é válido para a vida e não somente para o contexto organizacional.

Uma pesquisa realizada pela consultoria de estratégia BritainThinks em 2020, no Reino Unido, aponta que a gentileza no ambiente de trabalho é importante e se tornou um pré-requisito para uma cultura mais colaborativa nas empresas. Dentro desse conceito, está a prática da sinceridade como forma de gerar uma empatia entre os dois lados. É saber elogiar quando se percebe algo positivo na atitude do outro, ou em relação à entrega de um bom trabalho por parte do colega. É saber pedir desculpas quando você erra ou um simples agradecimento. Atos de gentileza e palavras amistosas podem fazer a diferença na vida de qualquer pessoa. 

Sendo assim, a sinceridade é uma importante base para se obter a confiança mútua no trabalho, o que impacta positivamente nos resultados. Ela leva a uma maior felicidade entre os profissionais, combustível essencial para o sucesso dos colaboradores e organizações, como concluiu um estudo realizado com base na neurociência, descrito no livro “O jeito Harvard de Ser Feliz”. 

Para que essa confiança seja construída algumas atitudes são fundamentais. 

Demonstrar vulnerabilidade

Ao contrário do que muitos imaginam, a vulnerabilidade pode representar força para o profissional, o caminho para ele encontrar suporte e evoluir. Ao assumir que não sabe algo ou que precisa de ajuda para uma realização, forma-se uma rede colaborativa espontânea de pessoas para ajudar. Além disso, Brené Brown define a vulnerabilidade como coragem para arriscar mesmo quando não se sabe o resultado, viver experiências novas, dizer coisas importantes, ouvir o outro, aceitar as falhas, assumir os riscos e buscar ideias melhores que a sua. Ou seja, uma aceitação e estar aberto a dividir suas emoções. 

Demonstrar vulnerabilidade trata-se de uma maneira de exercitar a honestidade, que inicia consigo mesmo, como o exemplo da Simone Biles, ginasta americana que decidiu não disputar duas finais nas Olimpíadas 2020 no Japão, ao ser diagnosticada com “twisties”. Ela decidiu preservar a sua saúde mental e evitar futuro problema físico pela perda de noção de espaço causada por esse fenômeno. 

No mundo corporativo o profissional também precisa se preservar, sabendo qual o seu limite, para que possa continuar sua jornada de evolução sendo sincero consigo, respeitando o seu tempo, o que leva a inspirar outras pessoas a demonstrarem suas vulnerabilidades. Isso representa trazer humanidade para os negócios, importante atitude na agilidade, o que vem potencializando e acelerando os resultados organizacionais. 

A humildade para identificar as suas fraquezas é atitude de grandeza, admitindo que precisa aprender, sabendo pedir ajuda a alguém. Isso proporciona mais leveza no ambiente de trabalho, fortalece a conexão entre as pessoas e equipes.

Ser coerente

Você cria o seu rastro no decorrer da vida, com suas atitudes, o que leva as pessoas a confiarem em você, por conta de sua reputação. Ser coerente é agir de maneira condizente com o que você fala, assim como ter uma recorrência, uma consistência de ações, uma continuidade no decorrer do tempo. 

Ao se comportar dessa maneira você demonstra sinceridade com você e com os outros, inspirando confiança. Assim você demonstra também honestidade, no sentido de dizer a verdade e conquistar credibilidade. Muitas vezes o falar a verdade é também ser transparente em dizer, por exemplo, que “tenho a informação, mas ainda não posso passar, pois por enquanto só pode ficar no âmbito executivo. Estamos decidindo como melhor direcionar as comunicações”. 

Dizer um simples obrigado

Um importante caminho para os profissionais se sentirem seguros para serem sinceros é a construção de um ambiente que gere o sentimento de pertencimento nos colaboradores. Praticar a empatia, entendendo que cada um tem o seu tempo para se abrir, assim como a prática da colaboração e reconhecimento podem ser decisivos na formação desse clima.

O simples “obrigado” pode gerar um impacto imenso nessa perspectiva. Ensinamos aos nossos filhos, sobrinhos e crianças que passam por nossa vida, maior símbolo de sinceridade, a importância de agradecer quando fazem algo por nós, e quando crescemos e vamos para as empresas, nos esquecemos dessa prática. 

Imagine que você se ofereceu para ajudar um colega na finalização de um relatório, pois chegou o horário do aniversário do filho e ele estava ansioso por se desconectar mais cedo, já de casa, nessa fase de pandemia. Ele pode ter dois caminhos: 1) pensar que é a sua obrigação, pois você faz parte da equipe e concluir o relatório está também em sua função; 2) mesmo sabendo que é sua atribuição, ele pode enviar uma foto do momento do parabéns e escrever uma simples mensagem no WhatsApp, essa ferramenta tecnológica que usamos no mundo dos negócios para conectar trabalhos, e pode também conectar pessoas.  A mensagem: “gratidão por ter me ajudado a estar presente nesse momento tão especial de meu filho. Ele ficou muito feliz e mandou beijos para você”. 

Essa segunda atitude te leva a se sentir importante, especial, reconhecido, engajado, aumentando o seu desejo de ajudar mais e mais, de realizar mais e mais. 

O que acha de fazer isso agora, ao ler esse artigo? Experimente enviar uma mensagem de agradecimento a algum colega por algo que ele fez por você hoje, durante essa semana ou mesmo em algum momento de sua jornada. Você vai sentir o efeito positivo que isso proporciona!

*Susanne Andrade é autora dos best-sellers “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, “O Segredo do Sucesso é Ser Humano”, e do livro digital “A Magia da Simplicidade”. É coach, palestrante e professora de cursos de MBA pela FIAP em disciplinas sobre carreira, coaching, liderança e gestão da mudança para a transformação digital. É sócia-diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o “Modelo Ágil Comportamental”. Colunista no “Portal IT Forum 365, na coluna Desenvolvimento Humano na Era 4.0”. Voluntária no Grathi. 

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