12 princípios práticos e profundos para vidas mais significativas!

Confira dicas repaginadas, para encarar de forma melhor, este momento!

Author Photo
5:21 pm - 26 de maio de 2020

Jordan Peterson, um psicólogo clínico ofereceu 12 princípios práticos e profundos para vidas mais significativas. Na pandemia que vivemos, elas, repaginadas, podem nos ajudar ainda mais a manter o caos longe de nós !

1ª Regra: Costas eretas, ombros para trás

Agora: Costas eretas, ombros para trás e respiração sob controle

“Postura de poder”, na qual você fica com postura ereta, levanta os braços e ocupa espaço, aumentando o seu poder pessoal há anos é comprovadamente uma forma de, neuroquimicamente, determinar como reagimos, psicologicamente, diante das circunstâncias da vida: neste caso como “vencedor”.

Na pandemia, além de manter as costas eretas e os ombros para trás é necessário observar sua respiração e se necessário “controlá-la” conscientemente. E assim, conter a ansiedade e voltar para o aqui e agora.

2ª Regra: Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade

Agora: Cuide de Você ao limite

Até antes da pandemia as pessoas, no geral, cuidavam mais dos outros, de seus pets, objetos e posses do que cuidavam de si mesmas.

Agora precisamos cuidar muito de nós mesmos para termos condições de cuidar dos outros… e acredite, quando você começa a cuidar melhor de si mesmo, você se reconcilia com a essência do seu ser e se fortalece.

3ª Regra: Seja amigo de pessoas que querem o melhor para você

Agora: Mantenha contato virtual com quem realmente quer seu bem

Por sermos seres sociais, e não conseguirmos viver sem outras pessoas, é preciso aprender a escolher as amizades certas e nutri-las.

Caso não invista tempo nas relações certas e não elimine pessoas tóxicas da sua vida, você pode não só ter sua autoestima afetada, como também ter sua saúde emocional e social muito prejudicada.

4ª Regra: Compare a si mesmo com quem você foi ontem

Agora: Não compare nem você com você mesmo. Valorize o absoluto e não o relativo.

Uma das maiores violências que você pode cometer é agir contra a sua própria natureza. Todos somos luz e sombra, forças e fraquezas e, por isso, a única comparação que você deve fazer, “em situação normal de temperatura e pressão”, é com quem você foi no passado.

Todavia, em uma pandemia como esta que vivemos, o melhor a se fazer é viver o aqui e agora, buscando ser melhor a cada dia, mas sem aquela nostalgia de “ah como era bom e não sabia”, valorize quem você é hoje e ponto final.

5ª Regra: Não permita que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles

Agora: Eduque com e pelo Amor

Aquilo que você encoraja ou desencoraja nas crianças vai se traduzir nos atos futuros delas, quando forem adultas.

Originalmente, Peterson sugeria que educássemos nossos filhos para que fossem “agradáveis para a sociedade”.

Dado que estamos em um momento de grande transformação da sociedade e da criação de um novo futuro, é hora de amar, se deixar amar e acreditar que o amor bastará.

6ª Regra: Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo

Agora: Deixe sua casa na “sua ordem” e só critique se for para melhorar o mundo

Peterson propõe que antes de criticar o mundo e as outras pessoas, precisamos olhar para nós mesmos e arrumar a nossa própria “casa”.

Melhorar nós mesmos é o primeiro passo para melhorarmos o mundo.

Aprender a lidar com nossas inseguranças e ansiedades e só criticar algo quando for realmente útil nos trará qualidade de vida, acredite.

7ª Regra: Busque o que é significativo, não o que é conveniente

Agora: Continue a buscar o que é significativo, hoje e no futuro

Originalmente Peterson afirmava que sacrificar os prazeres do presente em função de um futuro melhor era a grande maneira de manipular a estrutura da realidade, alterando-a a seu favor e conforme a sua vontade.

Para ele a diferença entre a pessoa mal-sucedida e a bem-sucedida é que a primeira sacrifica o presente em busca de um futuro de sucesso.

Acredito que na pandemia, a incerteza e complexidade do futuro nos faz valorizar mais o momento presente, mas lembrando que o significado da decisão de hoje marcará o hoje e o amanhã.

8ª Regra: Diga a verdade, ou, pelo menos, não minta

Agora: Seja íntegro e ponto final

No livro Peterson mostra como pequenas mentiras geraram Hitler e Stálin e propõe que sejamos sempre verdadeiros conosco mesmos e sempre falemos a verdade.

Ao meu ver a pandemia nos proporcionou uma visão mais ampla e profunda: precisamos ser mais do que verdadeiros, precisamos ser inteiros: respeitosos, abertos e confiáveis.

9ª Regra: Presuma que o seu interlocutor possa saber algo que você não saiba

Agora: Acredite, seu interlocutor sabe algo que você não sabe

Para o autor o melhor tipo de conversa é descrita como uma “meditação compartilhada”, na qual o diálogo ocorre de forma que todas as partes envolvidas não envolvam o ego para que possam explorar novas possibilidades.

Dado que a crise intensificou a percepção de que interpretamos a mesma realidade de formas distintas, mais do que nunca sabemos que cada um tem um ponto de vista e apenas “um” e que, portanto, a troca é rica e complementar.

10ª Regra: Seja preciso no que diz

Agora: Use a Comunicação Não-Violenta (CNV)

Como já vimos acima, percebemos o mundo apenas a partir de nossa realidade subjetiva, logo estamos limitados ao nosso ponto de vista.

Segundo Peterson, ao ser preciso no que diz, você consegue dar um passo em frente na difícil tarefa de lutar contra o caos e contribui para que o mundo seja um lugar com mais sentido.

Dado que a pandemia nos trouxe certeza de que não temos mais certezas, o melhor é falarmos incluindo os quatro componentes da CNV:

I. O que está observando – fatos e dados, sem julgamento ou avaliação

II. Como está se sentindo ao observar aquilo

III. Quais são as necessidades ligadas a este(s) sentimento(s)

IV. Qual é o pedido específico para a outra pessoa que pode enriquecer a nossa vida.

11ª Regra: Não incomode as crianças quando estão andando de skate

Agora: Deixem crianças serem crianças

Segundo Peterson um desenvolvimento pleno deve permitir que as crianças se exponham aos perigos inerentes às atividades lúdicas.

Agora que elas estão literalmente “presas” dentro de casa, precisamos ser ainda mais compreensivos e abertos a deixá-las, de forma imaginativa e muito criativa, brincarem livremente, claro que até onde a segurança física e emocional for preservada.

12ª Regra: Acaricie um Gato na Rua

Agora: Dado que estamos em isolamento social, nos cabe voltar à essência desta última regra – valorize as pequenas coisas!

No livro Peterson usa o exemplo de sua filha que, desde o nascimento, enfrentou sérios problemas de saúde para ilustrar que a vida apresenta, infelizmente, inevitáveis sofrimentos.

Esta regra propõe prestarmos atenção nas pequenas coisas que, apesar de às vezes passarem praticamente desapercebidas, ou até insignificantes, compensam os problemas e obstáculos que surgem todos os dias.

Na pandemia, mais do que nunca, relembramos a valorizar a vida, a saúde, por ter água potável, por ter energia elétrica, por ter alimento etc.

Espero que essa mudança de consciência permaneça e traga uma nova atitude: a gratidão.

Gratidão, inclusive, por ler esta publicação !

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.