CES 2021: AMD, Intel, Nvidia apresentam novos processadores
Intel apresentou tecnologia que promete detectar ransomware no nível do silício
As novas gerações de processadores que alimentarão os próximos notebooks e PCs foram um dos principais destaques de uma CES 2021 integralmente digital. AMD, Nvidia e Intel aproveitaram o evento para marcar o calendário de lançamentos. Os processadores prometem aparelhos mais finos e leves, otimização de gráficos e baterias mais generosas aumentando a autonomia de uso longe de tomadas.
Na terça-feira (12), Lisa Su, CEO da AMD, apresentou um dos keynotes da conferência, lembrando que a High Performance Computing nunca foi tão importante como em tempos de isolamento social exigidos pela pandemia de covid-19. “O mundo precisou que nós acelerássemos nossas habilidades tecnológicas e nossa indústria entregou de forma incrível em várias formas”, destacou a CEO.
A fabricante revelou, pela primeira vez, a nova série de processadores Ryzen 5000 baseados na microarquitetura Zen 3, com litografia de 7 nanômetros. Os chips são 16% mais rápidos que a geração anterior e segundo a companhia, novos 150 modelos de laptops alimentados com a série chegam ao mercado em 2021, incluindo modelos da Asus, HP e Lenovo, estes já em fevereiro.
Su também aproveitou o palco da CES para adiantar a terceira geração de processadores Epyc para data centers, chamada “Milan”. Em uma simulação gráfica de previsão do tempo, um sistema alimentado com o novo chip da AMD seria 68% mais rápido que os competidores, leia-se aqui Intel. O lançamento está previsto para o final do primeiro semestre do ano.
A matéria completa no IT Forum.