Centauro aposta em aceleração de site on demand

Author Photo
11:59 am - 22 de agosto de 2011

A Centauro iniciou as vendas online em 2003. De lá pra cá, o negócio na web cresceu e era hora de responder ao planejamento estratégico do grupo, onde a internet tem um papel fundamental. Para garantir maior rapidez no acesso dos usuários, a empresa de varejo esportivo contratou soluções de aceleração de aplicações e distribuição de conteúdo na internet.

Por meio da implantação das soluções de DSA (Dynamic Site Accelerator) e AOS (Application Otimization Solution) – contratadas da representante da Akamai no Brasil, a Exceda -, a Centauro acelerou os serviços transacionais, tornou a navegação no site mais leve, sendo que a visualização de informações e fotos ficou de 40% a 50% mais rápida.

Além disso, as soluções implantadas permitiram a redução do tempo de resposta para visualização da página inicial – que passou de 20 segundos para cinco segundos ? e um aumento de 300% no tempo médio de resposta do portal.

Com o início da utilização de soluções da Exceda, a companhia passou a suportar uma alta quantidade de tráfego de dados – atualmente superior a 70 Megabits -, mas com economia de banda em torno de 50%, graças às funcionalidades de aceleração e compressão de conteúdo. Outro importante benefício conquistado é a possibilidade de realizar campanhas de marketing rápidas, inclusive com ações nas redes sociais, sem a necessidade de investimentos adicionais em infraestrutura de hardware e software.
A TI da Centauro tampouco precisa se preocupar com o aumento do número de usuários ou de acessos, algo que vem ocorrendo: entre janeiro e março deste ano, o número de pageviews no site da rede varejista passou de 41 milhões para 86 milhões. O modelo de compra da solução se dá por entrega de byte e a compradora adquire pacotes de acordo com a sua necessidade, que pode variar. Para acompanhar o volume de bytes em uso a solução da Akamai conta com um painel de controle.

“Precisávamos de uma alternativa que balanceasse as cargas e comprimisse o conteúdo de forma que a apresentação da informação para o cliente acontecesse rapidamente. Ainda mais no contexto dos acessos dos consumidores brasileiros à internet, que, geralmente, é de apenas 1MB?, diz a CIO da Centauro, Margarida Pedra.

De acordo com a executiva, o projeto todo foi realizado em cerca de 75 dias e teve quatro fases: planejamento, realização das mudanças necessárias para atender aos requisitos das soluções, implantação e monitoramento. Ao todo, oito pessoas foram envolvidas no projeto sendo seis analistas de sistemas e dois arquitetos de soluções, compostos por cinco profissionais internos da empresa e três do fornecedor.

A Exceda foi escolhida por ser provedora de uma solução usada globalmente, de acordo com a CIO. ?Não são muitas as opções de fornecedores desse porte. A escolha da Exceda foi algo natural.?

O maior desafio do projeto foi compreender as soluções em questão e levantar os pré-requisitos de infraestrutura e de mudanças no modelo de e-commerce para sua implantação. ?Tudo isso foi muito bem discutido antes da homologação. O entendimento, a especificação técnica e as necessidades de adequação da tecnologia ao negócio foram fundamentais para o sucesso. A implantação ocorreu sem percalços?, garante Margarida.

A Centauro integra o Grupo SBF, detentor também da marca By Tennis e operador da Nike Store no País. O grupo possui 201 lojas em todo o Brasil, sendo que, até o final do ano, serão abertos mais 40 estabelecimentos e, em 2012, 60. Seguindo este plano de expansão, a Centauro, maior rede de varejo artigos esportivos da América Latina, prevê estar entre as dez principais marcas do seu segmento no mundo até 2012.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.