Amazon abre em Seatlle primeiro mercado sem atendentes de caixa
Chamada Amazon Go Grocery, loja com 7,7 mil metros quadrados e cliente realiza todo o processo de compra por meio do smartphone
Dois anos após inaugurar a Amazon Go, franquia de lojas de conveniência que funcionam sem filas ou caixas registradoras, a companhia de Seattle avançou na popularização da tecnologia ao inaugurar a Amazon Go Grocery, loja do tamanho de um hipermercado e com variedade bem maior de itens.
A loja ocupa um espaço de 7,7 mil metros quadrados e vende basicamente o que se espera encontrar em um mercado desde tamanho, como itens de limpeza, frutas e congelados. O segredo, como também acontece nas lojas de menor porte, está no teto – um emaranhado de sensores e câmeras rastreiam os passos de cada consumidor, registrando os itens que foram pegos e depois descontando os valores na carteira digital do cliente.
O movimento da empresa não é inesperado: no final do ano passado já saíram notícias de que a empresa estava se organizando para aumentar a escala de sua tecnologia e aperfeiçoá-la para espaços maiores, abrindo margem para o licenciamento do hardware e software no médio prazo.
Mas o lançamento não agradou a todos: de acordo com a United Food e Commercial Workers International Union (UFCW), sindicato que representa os trabalhadores da área, a Amazon é “um perigo claro e presente para milhões de empregos”, afirma a instituição, que continua “A verdade brutal é que a Amazon está focada em uma coisa – eliminar o maior número possível de empregos para enriquecer um multimilionário, Jeff Bezos”, disse o sindicato”.
“É incorreto e enganoso sugerir que a Amazon destrói empregos – o fato é que nenhuma outra empresa com sede nos EUA criou mais empregos que a Amazon”, disse um porta-voz da gigante da tecnologia a respeito do posicionamenyo da UFCW.
“Somente nos EUA, a Amazon criou mais de 500.000 empregos para pessoas com todos os tipos de experiência, educação e níveis de habilidade. Os empregos na Amazon – inclusive nas lojas Go – têm ótimas remunerações e benefícios, incluindo o salário mínimo de US $ 15, mais do que o dobro do salário mínimo nacional”, finaliza a marca.
*Com informações da GeekWire