ALLIS investe em mobilidade e agiliza pesquisa de campo

Author Photo
11:43 am - 01 de setembro de 2011

Em um mundo moderno e competitivo, a empresa que consegue oferecer melhores serviços, se adiantar ou prever determinadas ações do mercado desponta na frente das demais. Se rapidez é a palavra que determina o sucesso, por outro lado, lentidão na troca de informações e na análise, demora na tomada de decisão, seja de horas, minutos e, por que não dizer, segundos, pode ser o ponto decisivo para o fracasso de um produto ou mesmo de uma companhia.

A partir deste cenário a ALLIS, empresa especializada em terceirização de pessoas e serviços, investiu em um sistema de pesquisa de ponto de venda que pudesse analisar as demandas do mercado com maior rapidez, permitindo, dessa forma, entregar melhores serviços para seus clientes.

Para atingir os objetivos, a companhia investiu no desenvolvimento de uma aplicação, batizada de Moballis, que traz, entre outras funcionalidades, um sistema de coleta de pesquisa com informações do ponto de venda para realização de estudos. O aplicativo é baseado na plataforma uMov.me e a criação foi em parceria com a Trevisan Tecnologia, com quem a ALLIS tem uma aliança desde 2001.

Com a solução, a ALLIS conseguiu se antecipar ao mercado, avaliar o comportamento do consumidor, otimizar tempo de venda e, como consequência, se tornou mais competitiva, como relatou Dorival Kulicheski, do departamento de controle operacional e trade da companhia. ?Antes, perdíamos tempo e informação. As pesquisas eram feitas por formulário e passadas para a empresa por meio de e-mail, fax ou telefone. A partir daí, as informações eram incluídas no site e em planinhas para, finalmente, serem disponibilizadas ao cliente. Com o Moballis agregamos valor à empresa, ganhamos tempo e inteligência com a gestão e análise das informações no mercado?, avalia.

Para implantar a nova solução foi preciso treinar analistas e promover mudanças estruturais nas pesquisas para torná-la mais funcional. Para Kulicheski, entretanto, o maior desafio foi integrar o histórico de coletas de pesquisas antigas com a nova plataforma. Assim, e para tirar maior proveito da ferramenta, também foi criado o departamento de inteligência que tem a função de fazer a leitura do material colhido em campo, criar indicadores claros de preço, promoções, ações da concorrência, entre outros. ?Hoje criamos um modelo de negócio 360º, ou full service, fazendo gerenciamento operacional e de informação. Dessa maneira, já conseguimos soltar pesquisas de material promocional para o vendedor em um dia, ou, ainda, avaliar o concorrente e oferecer melhores ofertas?, analisou.

Atualmente o Moballis é utilizado por mais de dois mil agentes de campo e permite realizar pesquisa em dispositivos simples que vão desde celulares como o Nokia 3120 até smarthphones mais avançados, dependendo da necessidade de cada projeto. A plataforma também permite que a pesquisa seja projetada e adaptada para diferentes segmentos de mercado. ?A ferramenta é importante, mas é preciso saber usá-la. Quando a pesquisa é moldada de acordo com as necessidades dos clientes, o retorno é garantido, dando segurança, confiabilidade e agilidade?, explicou.

Depois da implantação do sistema, a quantidade de pessoas em campo para fazer pesquisas cresceu 50%. A meta é que até dezembro deste ano três mil usuários estejam utilizando a plataforma. ?Vamos continuar investindo em análise de mercado e gerenciamento de informações. O objetivo é continuar maximizando resultados para os nossos clientes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.