7 lições para um rendimento nota 10
Especialista elenca importância da mudança de atitude para o líder que se acha dono da equipe
Você dá ordens do tipo “Vem aqui na minha sala agora”? É aquele líder que simplesmente liga dando instruções sem se preocupar com a disponibilidade do liderado? Fica bravo quando não é atendido ou não recebe um retorno imediato? Esse perfil de liderança acha que é dono da equipe e, enquanto seguir nessa linha, o rendimento de todos será afetado.
Esse comportamento denota a falta de planejamento, rotina e respeito com os colaboradores. Além de expor um líder com medo, desorganizado e nada profissional. Sabemos que emergências podem surgir e tratar o assunto deve ser primordial, mas cuidado, não é porque você precisa, que ninguém mais tem na sua programação algo mais urgente.
Se você se encontrou total ou parcialmente neste perfil de líder, seguem algumas dicas da especialista para repensar:
1. Tenha sua rotina de gestão definida. Isso faz com que todos saibam quando falar com você e você saiba quando falar com todos, contribui para uma gestão mais fluida e para uma relacionamento melhor com as pessoas.
2. Pense nas pautas para os encontros regulares. Isso ajuda a ter reuniões produtivas de acompanhamento.
3. Faça a gestão do seu tempo e ensine o seu time a fazer o mesmo. Além de tornar a gestão mais fluida, isso poupa energia e dinheiro, seu e da organização.
4. Fale qual o assunto e o que a pessoa precisa preparar para te atender. Ajuda a economizar tempo e melhora a produtividade do bate-papo quando ele acontecer.
5. Converse com o seu time, combine que nem sempre você precisa que a pessoa faça o que é pedido na mesma hora, e não deixe de combinar prazos e de deixar claro qual o nível de urgência do assunto/tarefa. Isso ajuda a diminuir a ansiedade, ajuda as pessoas a se organizarem melhor e otimizarem suas entregas.
6. Trate do que for urgente, emergencial e importante de formas diferentes. Nem tudo precisa da mesma energia e velocidade. Se não aprender a dosar isso, você vai enlouquecer a si e a todos a sua volta.
7. Observe se toda vez que você chama ou liga todos te atendem a qualquer hora. Saiba que talvez tenham medo e não respeito. E que eles, com certeza, deixam coisas importantes para pode te atender, isso tem impactos negativos para todos.
*Janaina Manfredini, coach da Effecta Coaching