5 profissões que serão impactadas pelo metaverso
Além dos profissionais de TI, arquitetos, designers e professores que se especializarem poderão ter oportunidades
Muitas empresas estão olhando para o metaverso e quais serão os benefícios da tendência. Em outro pilar, 44% dos profissionais desejam trabalhar com o metaverso, mas 43% acreditam que suas companhias não possuem conhecimento suficiente para capacitar os colaboradores, de acordo com uma pesquisa da Lenovo.
“O metaverso não é algo distante, bem como não é uma novidade lançada pelo Facebook. Ele precisará ser um espaço comum participativo e, se empresas não se prepararem para ingressar nele, ficarão para trás e perderão grandes talentos, já que a maioria das profissões vão sofrer transformações pelo metaverso, e ótimas oportunidades vão surgir neste mercado” explica Pedro Luiz Pezoa, CEO da Pointer.
O especialista listou algumas profissões que serão peças-chave para o desenvolvimento do metaverso nos próximos anos:
Profissionais de TI
Apesar desse setor ser o primeiro impactado, ainda há falta de mão de obra. Para recrutar os profissionais necessários para cuidar do metaverso, as empresas precisam investir em profissionalização, oferecendo oportunidades de aprendizado para iniciantes.
Profissionais de Recursos Humanos
Grandes empresas como Nike, Disney e Microsoft já construíram seu espaço dentro do metaverso. Para empresas que desejam fazer o mesmo, é fundamental construir uma boa equipe de profissionais de RH para recrutar os melhores desenvolvedores, programadores e engenheiros de tecnologia. O setor de RH precisará ficar muito atento aos desdobramentos sobre metaverso e quais habilidades os profissionais que atuam nesta área precisam ter.
Arquitetos
Casas, prédios e outros empreendimentos serão construídos e comercializados no metaverso, assim como na vida real. O arquiteto que se especializar em desenvolvimento de projetos para o metaverso pode conseguir grandes oportunidades no mercado nos próximos anos.
Designers
Além de designers do setor de tecnologia, designers de interiores e de moda também serão requisitados para contribuir com o metaverso. Assim como os arquitetos, os designers de interiores participarão da construção visual dos imóveis no metaverso. Já os de moda, contribuirão para a criação de roupas e acessórios, que também já estão sendo comercializados no universo virtual.
Educadores
Com a inserção da educação no metaverso, será possível ampliar a qualidade do ensino remoto, pois será possível mostrar de perto aos alunos um museu ou algum ponto geográfico em uma experiência única de imersão.