Walmart lança “maior” rede de frete e pagamento criada em blockchain
A divisão canadense da Walmart lançou uma rede de supply chain desenvolvida em blockchain que inclui rastreamento de frete e processamento de pagamentos para 70 empresas de caminhões cujos produtos são transportados para mais de 400 unidades da varejista.
De acordo com a Walmart, o sistema já funciona e todas as transportadoras terceirizadas da Walmart Canadá estão programadas para entrar na rede até 1º de fevereiro de 2020. O marca também afirma que a rede blockchain é a maior do gênero no mundo, reivindicação que ainda não foi contestada por analistas do setor.
Mas ela não é a única. A TradeLens, por exemplo, é uma cadeia de suprimentos baseada em blockchain lançada pela Maersk e IBM com mais de 100 participantes. Esses integrantes incluem quatro das maiores transportadoras marítimas do mundo, três transportadores terrestres e 61 portos em todo o mundo. Mas, para todas as empresas, ela supostamente possui apenas 14 nós distribuídos em blockchain.
Enquanto isso, a Cisco executa um sistema de rastreamento e rastreio para centenas de seus fornecedores em todo o mundo, com 12 nós.
A nova blockchain privada da Walmart, por outro lado, possui 27 nós distribuídos, alguns baseados em on premise e outros na nuvem – suportados por um fornecedor de blockchain.
“Provavelmente é a maior”, disse Avivah Litan, vice-presidente de pesquisa do Gartner.
A rede responsável pelo gerenciamento, chamada DL Asset Track, foi criada pela Walmart e seu parceiro de tecnologia DLT Labs, com sede em Toronto. O sistema automatiza o rastreamento de remessas de frete e criação de faturas; usa sensores IoT e rastreamento GPS em caminhões de semi-reboque, além de um portal da Web e um aplicativo móvel, onde as informações podem ser inseridas manualmente por operadores e fornecedores.
Embora a blockchain da Walmart possa ser líder do setor, não está isenta de vulnerabilidades. Ao contrário de uma rede pública baseada em blockchain, como as usadas pelo Bitcoin ou Ethereum, que podem ter milhares de nós, uma blockchain controlada ou privada como a da Walmart contém apenas dezenas de nós. A regra geral para blockchain é a de que quanto maior o número de nós distribuídos, mais seguro o sistema é porque cada nó recebe uma cópia imutável dos dados. Portanto, trapaçear é quase impossível.
“Isso significa que sua rede pode tolerar corrupção”, disse Litan. “Quanto mais nós, maior o consenso” de que os dados compartilhados são precisos e que não foram adulterados.
Embora a cadeia de fornecimento de blockchain da Walmart e DLT Labs possa não ter a mesma resiliência a ataques e tolerância a falhas que uma rede de criptomoedas Bitcoin, sua vantagem sobre os bancos de dados de negócios tradicionais reside na trilha de auditoria imutável e compartilhada. O blockchain, nativamente, é uma tecnologia baseada no fato de se registrar uma informação e fazer apenas adendos ao que foi publicado anteriormente. Uma vez que um input de dados é feito, a versão original não pode ser modificada.
O que também diferencia o blockchain da Walmart de outros blockchains de negócios é o profundo nível de integração com os sistemas de dados corporativos existentes, de acordo com Martha Bennett, vice-presidente de pesquisa da Forrester.
“Estamos falando de integração técnica adequada, não apenas de transmissão de mensagens [eletrônicas]”, disse Bennett. “Este projeto também adota uma abordagem inovadora para geração e pagamento de faturas, na medida em que os pagamentos da Walmart são acionados e executados automaticamente como parte do processo de contrato inteligente. Eu ainda não vi isso em outro lugar no sistema de produção”.
O DL Asset Track é baseado em uma iteração do Hyperledger Fabric – uma plataforma assistida de blockchain feita em código aberto, de nível empresarial, desenvolvida pela Linux Foundation. Por meio de um conjunto de APIs, o registro de blockchain pode se conectar aos sistemas de dados legados da Walmart e da operadora, como SAP e sistemas de contabilidade. E também com sistemas de gerenciamento de transporte, de acordo com Louden Owen, CEO da DLT Labs.
Fontes de dados externas, como sistemas ERP ou sistemas de gerenciamento de transporte que alimentam informações em uma blockchain, são conhecidas como “oráculos” no setor.
Como o Hyperledger Fabric é desenvolvido em código aberto, ele pode ser facilmente adaptado por meio de APIs para se comunicar com qualquer fonte de dados eletrônica. “Somos agnósticos em relação ao blockchain, agnósticos em infraestrutura, agnósticos em relação à nuvem. Pense nisso como uma oferta completa de informações externas para blockchain corporativo”, disse Owen.
O blockchain garante precisão porque informações variáveis, como o tempo de transporte informado pelos caminhoneiros, são comparadas com os dados de rastreamento da IoT e do GPS carregados automaticamente no registro distribuído da blockchain em tempo real.
Tradicionalmente, as faturas do setor de supply chain são geradas principalmente por meio de sistemas EDI (intercâmbio eletrônico de dados) de terceiros. Em geral, estes softwares dependem da entrada manual de dados. A rede blockchain da Walmart eliminará a necessidade de criação de faturas de terceiros e reduzirá o tempo de processamento e, talvez mais importante, disputas e reconciliação de faturas.
Esse benefício é importante porque entre 50% a 75% de todas as faturas enfrentam algum tipo de disputa que requer solução. E essas disputas podem levar semanas ou até dois meses para serem resolvidas, de acordo com Owen, da DLT Labs.
“É um trabalho gigantesco para todos simplesmente verificar essas transações altamente complexas e altamente variáveis”, afirmou Owen.
A Walmart Canadá opera 8,75 milhões de metros quadrados de centro de distribuição e move mais de 853 milhões de caixas de mercadorias por ano. As mercadorias são transportadas por uma frota de terceiros e a própria frota da Walmart Canada de 180 tratores, 2.000 reboques e mais de 350 motoristas. Cada trailer de terceiros rastreia aproximadamente 200 pontos de dados por remessa. Automatizar a coleta e o gerenciamento de dados usando blockchain pode resultar em uma economia significativa de custos, disse a empresa.
Os sistemas de transporte e expedição têm sempre custos fixos e variáveis. Por exemplo, o reembolso por quilometragem (ou milhas, nos EUA) pode ser um preço fixo, mas varia de acordo com o contrato. Os prazos de entrega podem variar entre o tempo gasto na estrada e o tempo gasto para descarregar uma remessa assim que um caminhão chegar ao seu destino.
Frequentemente, os caminhões precisam esperar na fila por horas para descarregar as remessas; o reembolso é diferente do de quilômetros percorridos e pode variar de acordo com a quantidade de tempo gasto na fila.
Além disso, a Walmart possui mais de 70 operadoras e todas elas têm taxas diferentes. “O que estava acontecendo é que a Walmart e suas operadoras tinham seu próprio conjunto de dados. Por conta dos desencontros de informações, todo o serviço acaba atrasando”, afirmou Neeraj Srivastava, diretor de tecnologia da DLT Labs.
O DLT Labs pegou os contratos em papel da Walmart com suas operadoras e os converteu em um contrato inteligente, disse Srivastava. Um contrato inteligente é um software comercial que pode ser incorporado a uma rede blockchain e executado automaticamente quando determinadas condições são atendidas.
Logística e transporte são uma indústria de US $ 8 trilhões e, por dia, cerca de US$ 140 bilhões podem ficar envolvidos em disputas ou acordos entre os participantes da cadeia de suprimentos, de acordo com Laurie Tolson, diretora digital da GE Transportation.
As disputas surgem porque as informações entre os participantes da cadeia de suprimentos geralmente variam, dependendo de quem está inserindo os dados. Bem como a má gestão de contratos no início das relações fornecedor-comprador, de acordo com Sarah Rathke, advogada do escritório de advocacia internacional Squire Patton Boggs.
Ter dados acionáveis em tempo real para criação de faturas e um contrato inteligente com prazos para cada operadora ajudam a evitar disputas de pagamento, disse Owen.
“Essa é a verdadeira beleza do sistema … dados acionáveis em tempo real”, disse Owen. “A Walmart e uma transportadora, juntos, em tempo real, concordando a fatura, que não precisa de uma auditoria de terceiros”.
Para as transportadoras, a rede blockchain alivia a necessidade de encontrar financiamento, pois muitas dessas empresas esperam semanas ou meses para serem pagas pelas mercadorias, devido às disputas nas faturas.
Uma única fatura pode custar até US$ 11 para ser gerada e, se não for resolvida, outras despesas são incorridas pelos remetentes que aguardam o pagamento, de acordo com Litan.
Dados mais precisos e em tempo real também podem ser usados para análises aprimoradas e modelagem preditiva, disse Owen.
“Eles atingiram todos os pontos positivos desta [rede blockchain]. A fatura e a resolução de pagamentos são problemas fáceis de detectar porque existem muitas disputas”, disse Litan. “É realmente um versão 5.0 do EDI. Uma trilha de auditoria imutável e um sistema de processos compartilhados. Por ser uma blockchain privada, ainda significa que você precisa confiar em todos os participantes”.
A Bison Transport foi a parceira da transportadora no piloto da nova rede de frete e pagamento. Segundo Rod Hendrickson, vice-presidente de finanças da Bison Transport, o resultado final é “uma solução mutuamente benéfica”.
“Este projeto é um novo paradigma que melhorará bastante os fluxos de trabalho, reduzirá a papelada e tornará os negócios que fazemos com a Walmart mais eficientes”, disse Hendrickson.
Esta não é a primeira incursão da Walmart nos sistemas de rastreamento e rastreamento baseados em blockchain. Walmart e Sam’s Club, com sede nos EUA, pediram a todos os seus fornecedores que imputassem dados em um sistema de cadeia de suprimentos blockchain baseado na IBM para rastrear produtos da fazenda à prateleira. Esse projeto, no entanto, é uma prova de conceito restrita ao envio de alguns produtos agrícolas, enquanto o DL Asset Track literalmente rastreia todos os envios para as lojas canadenses da Walmart.
“Claramente, ainda existem dependências de fornecedores de tecnologia para garantir que o sistema esteja funcionando sem problemas”, disse Bennett, da Forrester. “Sim, a Walmart é o parceiro dominante; mas a Walmart Canadá trabalhou muito para garantir que haja benefícios para todo o ecossistema – se os parceiros do ecossistema não virem [as vantagens] que existem para eles, eles não participarão totalmente”.