Materiais para Download
Descubra a Rede IT Mídia
Conheça os Fóruns

Programa de Automação do Itaú gera inovações para todo o banco

Por  Déborah Oliveira

08:20 - 6 de novembro de 2020
Compartilhar

Em 2017, a área de Operações do Itaú iniciou o Programa de Automação, que buscava mapear processos internos para entender a melhor forma de uni-los em uma única plataforma, além de transformar a maneira de trabalho usando metodologia ágil Scrum.

A iniciativa ganhou vida por meio de um time de estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que foram contratados pelo banco para atuar como estagiários em TI, do professor convidado da universidade José Franzin e Fabio Napoli, diretor da área de TI no Itaú Unibanco. De lá para cá, o trabalho gerou uma grande revolução na área e espalhou-se para outros departamentos, estabelecendo um verdadeiro processo de inovação.

Ao final do projeto, mais de 28 processos foram automatizados, liberando o tempo disponível do pessoal de TI para trabalhar em atividades mais estratégicas. Essa nova era resultou até hoje em uma economia de quase 50 mil horas de trabalho. A iniciativa também possibilitou a formação de um time robusto de desenvolvedores responsáveis pela fábrica de software no banco além da criação de uma ferramenta de mentoria, com cursos ministrados pelos próprios estagiários, para ajudar diferentes áreas do banco que queiram automatizar seus processos manuais.

Assista na entrevista com Napoli e Franzin os desafios e os benefícios do projeto.

Load more