SpaceX ajudará Nasa em missão que busca salvar Terra da colisão de asteroides
Objetivo da missão DART é lançar um satélite para colidir com a lua do asteroide Didymos. Lançamento custará US$ 69 milhões
Se a Terra estiver na rota de colisão de um asteroide, quem poderá nos salvar? Bem, possivelmente Elon Musk, o fundador da SpaceX. A Nasa anunciou na última semana que escolheu a agência espacial de Musk para apoiar a primeira tentativa de desviar o curso de um asteroide.
A missão chamada de Double Asteroid Redirection Test (DART) pretende lançar um dos foguetes mais populares da atualidade, o Falcon 9, em junho de 2021. Ele terá como objetivo lançar um satélite para colidir-se com a pequena lua do asteroide Didymos na tentativa de que esse impacto possa alterar sua órbita. O custo total de lançamento será de US$ 69 milhões.
A expectativa é que a Nasa consiga interceptar Didymons quando ele estiver a 11 milhões de quilômetros da Terra. Essa aproximação só deve acontecer, segundo a agência, em outubro de 2022, quando se chocará com a chamada Didymoon.
“A colisão vai mudar a velocidade da lua em órbita ao redor do corpo principal em uma fração de um por cento, o suficiente para ser medido usando telescópios na Terra”, disse a Nasa.
O novo contrato com a Nasa é mais uma vitória para a SpaceX, que está desenvolvendo uma cápsula Dragon para levar astronautas a Estação Espacial Internacional. Na última semana, a agência de Musk também anunciou outra grande conquista: o primeiro lançamento comercial do seu mais pesado foguete o Falcon Heavy e que conseguiu recuperar três de seus propulsores simultaneamente.
IDG Now! agora é itmidiacom. Para ler mais notícias, acesse.