Roubos de credenciais sobem 1400% no Brasil em dois anos
Pesquisa da Akamai estima que esse tipo de ameaça totalize 3,7 bilhões em 2021, aumento de 1.452% frente a 2019
O roubo de identidade saltou mais de 1400% no Brasil nos últimos dois anos, segundo a Akamai, empresa especialista em proteger e fornecer experiências digitais. O levantamento mostra que houve 238 milhões de ataques de roubo de credenciais em 2019, sendo que esse volume subiu para 2,9 bilhões em 2020. A projeção é que este índice avance para 3,7 bilhões até o fim do ano, um aumento de 1452% contra 2019.
Claudio Baumann, diretor da Akamai para a América Latina, analisa que o avanço nos ataques de roubo de credenciais ocorrem em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. “Esses tipos de ataques podem ser direcionados, mas também lançados aleatoriamente para pegar algumas vítimas. Essa modalidade é mais frequente principalmente em serviços financeiros”.
Leia mais: Como superar os atritos da inovação?
Os ataques de Credential Abuse Attempts (CRAB), ou ataques de roubo de credenciais, estão relacionados a tentativas de login falsas. Geralmente, o usuário tenta fazer o login em algum site favorito e digita o nome de usuário e a senha por engano várias vezes, enquanto um criminoso tenta acessar esses dados. Do ponto de vista da defesa, os sites devem suspender e limitar as tentativas de login falsas para confirmar a autenticidade assim que o uso anormal for detectado.
“É por isso que sempre recomendamos visitar sites seguros, verificar se a página tem segurança adequada exibindo um cadeado no navegador e, se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu provedor de serviços antes que seja tarde demais”, acrescentou Baumann.