RaiaDrogasil automatiza gerenciamento de TI
Em projeto com Kyndryl e ServiceNow, rede de drogarias aumentou produtividade de equipes de TI ao ampliar automação de solução de problemas
Com 11 centros de distribuição e presença em 400 cidades do Brasil, a RaiaDrogasil possui uma complexa operação que demanda constante prontidão de equipes de TI. Como parte de sua estratégia de transformação digital e visando melhorar a eficiência de TI em mais de 2.500 farmácias, a companhia implementou tecnologia ServiceNow em parceria com a Kyndryl.
A implementação do ServiceNow IT Service Management (ITSM) teve como objetivo automatizar processos para acelerar a solução de problemas de TI. Isso libera os funcionários da rede de drogarias para se concentrarem em tarefas de maior valor aos negócios.
O crescimento da rede de varejo nos últimos anos levou à integração de mais tecnologia na experiência diária dos funcionários e, por sua vez, à necessidade de processos de TI mais ágeis que possam ajudar os funcionários a gastar menos tempo na solução de problemas.
Leia também: 92% dos colaboradores em home office demandam mais suporte de TI
Anteriormente, os funcionários precisavam enviar e-mails ou ligar para o departamento de TI para solicitações como suporte para computadores e hardware em loja, instalação de software e outros problemas de TI. Agora, tais requisições podem ser resolvidas rapidamente por meio de um único ponto de contato na plataforma.
“A automação é fundamental para impulsionar a transformação digital corporativa”, diz Frank Koja, diretor geral da Kyndryl Brasil. “Ao ajudá-los a adotar tecnologia de automação avançada como a ServiceNow, eles [RaiaDrogasil] podem aportar mais valor aos clientes e impulsionar novos caminhos para o crescimento dos negócios.”
A RaiaDrogasil contou com a Kyndryl para gerenciar as revisões do catálogo da plataforma, possibilitando atualizações na ferramenta à medida que novos serviços de suporte de TI são necessários. Em um ano de implantação, a rede de drogarias aumentou a produtividade de TI e reduziu o tempo de resposta a incidentes, atingindo a marca de 1 milhão de tickets na plataforma.
O próximo passo é realizar novas integrações de aplicativos internos ao ServiceNow, para uma gestão simplificada de outras áreas das operações da rede varejista.