Prysmian anuncia Alejandro Quiroz como CEO para a América Latina
Executivo mexicano foi contratado pelo conselho administrativo para suceder o venezuelano Juan Mogollón
O Grupo Prysmian anunciou a contratação do executivo mexicano Alejandro Quiroz para o cargo de CEO para a América Latina. Quiroz sucederá o venezuelano Juan Mogollón, que vinha liderando o Grupo na região desde 2018. Mogollón passa agora a liderar a divisão global de Energia da Prysmian, a partir de sua sede em Milão.
Quiroz acumula experiência em empresas globais de diferentes segmentos, como automotivo e tecnologias industriais, trabalhando na América Latina, Europa, Ásia e Estados Unidos. Sua formação executiva foi consolidada em empresas como Whirlpool Corporation, Tenneco Inc. e Continental AG.
Em 2017, o executivo retornou à América Latina para liderar a empresa Delphi México, atual Aptiv PLC. Em 2019, foi promovido a Presidente da Aptiv América Latina.
Leia mais: Executivo de TI 2022: os finalistas na categoria cibersegurança
Formado em Engenharia Mecânica (Universidad de las Américas-Puebla), Quiroz possui MBA (Ross – University of Michigan) e reúne especializações em estratégia e negócios. É também membro independente em Conselhos de Administração, na Europa e nos Estados Unidos, em organizações sem fins lucrativos e corporações globais de private equity.
“Os objetivos do Grupo Prysmian estão alinhados com meus desafios profissionais. Faremos ainda mais para alcançar o futuro da energia e das telecomunicações na América Latina de forma muito mais rápida, eficiente, social e ambientalmente responsável”, destacou Quiroz.
“A pandemia exigiu dos gestores a sensibilidade para exercer uma liderança humanizada, unindo forças internamente para superar desafios impostos externamente. Sabemos que há muito mais a superar, mas temos a certeza de que, hoje, estamos mais preparados, unidos e fortes do que há três anos”, comunicou Juan Mogollón.
Com 4.500 empregados, 15 plantas industriais e três centros de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) distribuídos por 13 países na América Latina, o Grupo Prysmian obteve nesta região 1,06 bilhão de euros em vendas em 2021, com EBITDA Ajustado de 99 milhões de euros. No Brasil, o Grupo possui sete fábricas, reunindo, ao todo, 1.100 funcionários. Globalmente, as vendas somaram € 12,7 bilhões em 2021, um recorde na história do Grupo.