Projeto secreto do Google já recolhe dados médicos de milhões de pacientes
Chamado Nightingale, acordo em parceria com rede de saúde analisa dados como histórico médico e resultados de exames
Reportagem do jornal Wall Street Journal apresentou um projeto secreto do Google que já reuniu dados de saúde de milhões de pacientes americanos sem que eles soubessem que a companhia tinha acesso a elas.
Chamado Nightingale (rouxinol, em inglês), o projeto foi realizado em parceria com o sistema de saúde Ascension, presente em 21 estados americanos e dona de uma cadeia de 2,6 mil hospitais, além de escritórios médicos e outras dependências. O Google não estaria cobrando nada para realizar o trabalho.
O trabalho em conjunto, iniciado no final do ano passado, estaria mais forte desde junho deste ano, com a companhia de tecnologia acessando dados como exames de laboratório, diagnósticos médicos e registros de hospitalização. Em alguns casos, informações como nome completo e data de nascimento da pessoa também foram compartilhadas.
De acordo com a reportagem, cerca de 150 empregados do Google já tiveram acesso à base de dados do centro médico.
Funcionários da Ascension já perguntaram às lideranças da companhia sobre a legalidade técnica e ética da parceria. Mas tanto os advogados da companhia como as fontes consultadas pelo WSJ afirmam que o acordo está dentro de uma lei chamada Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde (HIPAA, na sigla em inglês), que permite que hospitais dividam dados com parceiros de negócios sem informar aos pacientes sob a condição de “ajudar a empresa e aprimorar seus trabalhos de cuidado com o paciente.”
De acordo com a matéria, o Google está utilizando os dados para desenvolver um novo software que utilize inteligência artificial para, com base em todo os históricos de informações, sugerir tratamentos mais condizentes com o histórico de vida do paciente.
Enquanto, para a companhia de Moutain View, o acordo ajuda a aperfeiçoar os sistemas internos para a criação de uma plataforma que seja comercializada para outras empresas, o benefício que a Ascension tem com essa união é o desenvolvimento de um sistema interno mais aprimorado, inteligente e ágil do que o atual.
Saúde é a nova tendência tech
O anúncio da participação da Google dentro de uma empresa integralmente focada em saúde chega dias após a oficialização da compra da companhia de vestíveis Fitbit, por US$ 2,1 bilhões. A análise feita logo depois da compra aponta que o negócio irá contribuir para que a participação da companhia cresça significativamente dentro do setor de saúde (ao menos, a preventiva).
A Big G não está no sozinha no mundo da exploração de saúde. Recentemente, a Microsoft anunciou parceria com a Novartis para utilização de inteligência artificial na criação de remédios e a Amazon também está investindo na construção de uma operadora de saúde para seus funcionários. A última aquisição foi a startup de assistência média Health Navigator.
A tendência é que, no curto e médio prazo, a atenção do governo americano sob o uso que essas empresas fazem dos dados cresça ao longo do tempo.