Projeto Iridium seriamente ameaçado

Author Photo
9:39 pm - 23 de maio de 2011

A crise, na verdade, não começou agora. O projeto nunca chegou a decolar, apesar do alto custo de investimento, avaliado em US$ 5,5 bilhões. O responsável para fracasso do Iridium, segundo os especialistas, foi a popularização dos celulares, com rápido avanço tecnológico e barateamento dos aparelhos.

No Brasil, por exemplo, em quase um ano e meio de funcionamento, o sistema só alcançou cerca de 2 mil usuários. A Inepar, empresa licenciada pelo governo brasileiro para operar o sistema no país, em associação como fundo de pensão Centrus, já estuda alternativas para atender os usuários locais no provável caso de suspensão do serviço.

O Iridium é formado por 66 satélites, permitindo que os usuários possam se comunicar em telefnes móveis estando em qualquer parte do mundo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.