Tecnologia TeamViewer gerencia mais de 4 mil dispositivos na Cielo

Solução TeamViewer Tensor™ garante gestão, acesso e suporte remotos para todos os dispositivos ativos da empresa

5:25 pm - 21 de agosto de 2023
Imagem: Shutterstock

A convergência de tendências como o BYOD (bring your own device) e do home office tem gerado desafios extras para o gerenciamento de infraestruturas de tecnologia, especialmente dos parques de dispositivos móveis. Para superá-los, muitas empresas têm apostado no uso de soluções de gerenciamento e suporte remotos que permitem gestão centralizada e padronização destes parques.

É o caso da Cielo, única empresa brasileira na lista das 100 empresas mais inovadoras da Forbes em 2018, eleita uma das melhores marcas empregadoras no ranking 2019 da revista Negócios e Economia e líder no segmento de pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina. Desde 2019, a companhia utiliza a solução TeamViewer Tensor para gerenciamento remoto centralizado, acesso e suporte remotos para dispositivos e inventário de mais de 4 mil dispositivos ativos de seu parque, incluindo desktops e laptops, Windows e MacBooks.

Fundada em 1995, a Cielo tem hoje mais de 1,3 milhão de clientes, com R$ 190 bilhões em pagamentos processados em 2020, o que representa mais de seis mil transações de cartão de crédito ou débito no varejo por segundo, conectando bancos, bandeiras, estabelecimentos comerciais, pequenos empreendedores e consumidores.

 

A escolha

 

O Coordenador de Desenvolvimento de Tecnologia, Service Desk e Ambiente de Trabalho Digital da Cielo, Luís Felipe Crocce Kapp, explica que, antes da adoção da tecnologia TeamViewer, a empresa tentou utilizar uma outra ferramenta, mas esta não trabalhava bem com um grande volume de dispositivos e com diferentes sistemas operacionais. Pesaram na escolha diferenciais como a ampla gama de recursos do TeamViewer Tensor para o ambiente corporativo e a compatibilidade com os diversos tipos de dispositivos utilizados na empresa (Windows, macOS, Android).

Kapp destaca também a flexibilidade de aplicação de políticas personalizadas aos módulos implementados — que permitem controle e proteção eficientes de todo fluxo de dados envolvidos nas conexões, controle e auditoria — e recursos como logon único (SSO), compatibilidade com a infraestrutura de TI BYOD e implantação silenciosa.

Com a autenticação SSO, a Cielo pode aplicar automaticamente suas políticas de segurança, permitindo que os usuários TeamViewer Tensor façam login com suas credenciais SSO corporativas, impedindo o acesso remoto não autorizado às máquinas e permitindo que o administrador provisione e desative contas de usuário. A solução também se integra via protocolo SAML 2.0 com o provedor de identidade SSO do Azure Active Directory, considerado altamente seguro e rastreável, o que significa que o suporte interno, as equipes de usuários e os clientes da Cielo não precisam se preocupar com hackers ou acessos não autorizados às sessões remotas. “A migração para o TeamViewer Tensor foi necessária para facilitar o gerenciamento e suporte do nosso inventário de máquinas ativas de forma mais ágil e segura, potencializando a gestão de TI em larga escala”, resume Kapp.

A segurança, aliás, é considerada um fator fundamental para o gerenciamento de dispositivos. O Supervisor da Área Digital da Cielo, Dalvan Cruz Rodrigues, destaca que a plataforma corporativa de conectividade remota baseada em TeamViewer Tensor apresenta segurança comparável ao https/SS. “O sistema nos permite observar remotamente tudo o que está acontecendo dentro de nossos dispositivos corporativos e evitar que o usuário final seja uma porta de entrada para hackers”, completa.

 

Centralização e escalabilidade

 

Rodrigues destaca ainda que, por causa da implantação, a distribuição em grande escala do módulo TeamViewer Host e a possibilidade de implantação sem contato do TeamViewer Tensor, a Cielo agora pode gerenciar todos os dispositivos de forma centralizada (usuários, permissões de conexão, e grupos de máquinas), com acesso remoto e regras definidas que regem conexões de saída e entrada e limitações de compartilhamento de dados do ambiente corporativo às redes e dispositivos externos.

“Com o controle aprimorado sobre dispositivos e transações financeiras nas estações de trabalho, via Service Desk, o TeamViewer Tensor permite que as conexões sejam atribuídas e auditadas, ajudando a elevar os níveis de segurança e proteção de dados que são vitais para o nosso negócio”, explica, lembrando que atualmente uma equipe de 50 profissionais da Cielo Brasil utiliza o TeamViewer Tensor diariamente para fornecer suporte remoto aos usuários internos em mais de 4,2 mil dispositivos registrados.

Os usuários destes dispositivos, especialmente os que hoje trabalham em home office, realizam mais de 100 sessões de suporte por dia via Service Desk e por meio de interações pessoais com profissionais da área. A equipe de suporte também consegue acessar com eficiência os dispositivos do cliente final para resolver quaisquer problemas que possam ter, ajudando a evitar a ociosidade das máquinas de pagamento.

Como o uso simultâneo é escalável de acordo com as necessidades da empresa, Rodrigues revela que, com o TeamViewer Tensor, a Cielo vem mantendo o ritmo de crescimento e reduzindo despesas graças à melhoria da eficiência operacional. Não por acaso, a Cielo Brasil registrou um lucro de quase R$ 190 milhões (~US$ 38 milhões) no segundo trimestre de 2021, representando um crescimento de 33% em relação ao primeiro trimestre do ano.

 

Por dentro da solução

 

Alimentada pela maior infraestrutura de conectividade remota do mundo, abrangendo 200 países e implantada em mais de 2,5 bilhões de dispositivos, a plataforma de conectividade corporativa remota TeamViewer Tensor é baseada na nuvem e escalável para atender empresas de todos os tamanhos e setores, fornecendo conectividade rápida e confiável, e ferramentas de suporte em tempo real em um ambiente SaaS seguro e de implementação instantânea.

“Estamos muito felizes em fazer parte da história de sucesso da Cielo Brasil, que faz uso do TeamViewer Tensor para dar suporte remoto aos seus negócios e criar uma experiência ainda mais poderosa para os clientes e colaboradores da Cielo em todos os dispositivos e plataformas”, compartilha Andreas Kiessling, Gerente de Canais e Desenvolvimento de Negócios TeamViewer para a América Latina.

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