Especialista internacional em segurança cibernética palestra no Gartner

Autor de "Mercado Sombrio: O Cibercrime e Você", jornalista e escritor britânico Misha Glenny é o convidado especial da Conferência Gartner Segurança e Gestão de Risco 2016

11:48 am - 28 de julho de 2016

Nos próximos dias 2 e 3 de agosto, em São Paulo, a “Conferência Gartner Segurança e Gestão de Risco 2016”, receberá um convidado especial.

Trata-se de um britânico que há anos vem, intrepidamente, investigando o crime organizando pelo mundo: o jornalista e escritor Misha Glenny.

Poliglota (fala cinco línguas, entre elas o português), o autor já investigou da Máfia Russa aos cartéis de drogas e, inclusive, já morou durante meses na capital fluminense, cuja história, sobre o crescimento do narcotráfico na cidade nas últimas décadas, é contada em sua última obra, “O Dono do Morro: Um homem e a batalha pelo Rio”.

Anteriormente, escreveu um corajoso livro sobre segurança cibernética (“Mercado Sombrio: O Cibercrime e Você”), para o qual entrevistou hackers de nacionalidades diferentes – inclusive um brasileiro, preso pela Polícia Federal em 2006 – e especializados em diversas modalidades de crimes cibernéticos.

“Se tornou muito óbvio para mim, quando falei com essas pessoas, que a segurança cibernética já não é apenas sobre tecnologias. É sobre psicologia, política, direitos humanos, doutrina militar… todos os tipos de coisas humanas, e não tecnológicas. E eu sinto que esse é um dos maiores fracassos da indústria da segurança cibernética, de não ser capaz de envolver o aspecto humano – algo que eu vou explorar em agosto”, antecipa Glenny, sobre sua palestra no evento do Gartner.

Cenário alarmante

Estudo recente realizado pela BT, em parceria com a KPMG, revelou que 97% das empresas entrevistadas já sofreram algum tipo de ataque cibernético em determinado momento de sua história, no entanto, apenas 22% delas se sentem preparadas para lidar com novas invasões.

Por isso, entre outros indicativos, o diretor de Pesquisas do Gartner e chairman da “Conferência Segurança e Gestão de Risco 2016”, Claudio Neiva, observa que a segurança da informação é uma das 10 prioridades dos CIOs globais para este ano, uma vez que ataques e ameaças estão cada vez mais sofisticados. Soma-se aos desafios o continuo aumento da integração entre Tecnologia da Informação (TI), Operações Tecnológicas (OT) e Internet das Coisas (IoT), que contribui para agravar o risco nos negócios das empresas.

“O ambiente dos novos negócios digitais oferece um enorme potencial de transformação no modelo de entrega de serviços e produtos pelas organizações. Conforme as empresas se movem em direção às novas tecnologias, os profissionais de segurança da informação (CISO – chief information security officers) precisam perceber que a abordagem antiga de controlar tudo simplesmente não vai mais funcionar”, alerta Neiva.

A conferência deste ano – com seus mais de 20 palestrantes, daqui e de fora do país – estará dividida em três eixos: o papel do CISO como líder de negócios; as tecnologias emergentes (cloud, mobilidade, dados, aplicações e segurança de rede); e as melhores práticas de segurança na nuvem.

O conteúdo estará distribuído entre workshops, reuniões, apresentações, sessões e mesas-redondas, cuja íntegra você confere aqui.

Clique neste link e se inscreva agora mesmo no evento do ano no Brasil de cibersegurança e gestão de risco. As inscrições também podem ser realizadas pelo 0800 774 1440 ou (11) 5632 3109.

Aproveite também o desconto na inscrição para leitores da Computerworld e da CIO. Registre-se utilizando o código BRS-IDG e economize R$475,00.

Anote em sua agenda

“Conferência Gartner Segurança e Gestão de Riscos 2016”

Data: 2 e 3 de agosto de 2016 (terça e quarta-feira)

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559