Black Friday aumenta busca por soluções de relacionamento

Proximidade da data e crescimento registrado no último ano leva empresas a se prepararem para turbinar resultados

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5:13 pm - 06 de outubro de 2021

Consolidada no mercado brasileiro, a Black Friday representa hoje uma tremenda oportunidade de reforço nas vendas do varejo brasileiro. Segundo dados da Ebit/Nielsen, a data registrou recordes de vendas online no ano passado, chegando a mais de R$ 4 bilhões entre os dias 26 e 27 de novembro, ou 25% a mais do que em 2019.

 

Levando em conta o chamado “esquenta Black Friday” – o período entre os dias 19 e 27 de novembro, o total de vendas do e-commerce chegou a R$ 6 bilhões, ou 30% a mais do que em 2019. “Esses números deixam claro que a data é cada vez mais importante no Brasil, fazendo com que os consumidores esperem por ela e por oportunidades únicas de compra”, diz o diretor de Retail, CPG e Services de Take Blip, Luiz Marcelo.

 

Com tudo isso, a expectativa é que os bons resultados devem se repetir este ano e, para potencializá-los, muitas empresas buscam reforçar suas soluções de relacionamento e atendimento com o cliente. Isso não acontece à toa. De acordo com a pesquisa Think with Google, além do preço, o atendimento online é considerado um atributo importante na hora da compra.

 

“É nesse contexto que os contatos inteligentes, soluções conversacionais que desenvolvemos em Take Blip, surgem como alternativa para vender mais, aprimorando a experiência do cliente”, diz Luiz Marcelo, explicando que eles integram canais de comunicação, como o WhatsApp, às operações de e-commerce dos clientes. Com isso, os consumidores podem ser atendidos nos canais escolhidos por eles e as empresas mantêm estes dados integrados em suas bases.

 

Simplicidade e resultados

Luiz Marcelo cita como exemplo a plataforma Take Blip, que é solução provedora oficial do WhatsApp Business API. Oferecida através de licenciamento, ela permite atendimento ágil, eficaz e automatizado. “Por meio de APIs, é possível integrar nossa plataforma aos sistemas legados das empresas a diversos canais de mensagem, tais como o WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e outros. Em poucos dias, a empresa começa a usar e pode ampliar sua utilização à medida em que vai obtendo resultados”, explica.

 

De acordo com o executivo, o uso deste tipo de solução, além do atendimento integrado, traz uma série de vantagens, tais como a possibilidade de personalização de ofertas e mensagens; mais agilidade nas respostas; disponibilidade de atendimento 24×7 com processos automatizados; redução de custos com infraestrutura; e a possibilidade de transferência para atendimento humano, sempre que necessário.

 

Para garantir que o atendimento feito através da plataforma Take Blip, nos contatos inteligentes evolua compreendendo cada vez melhor os problemas dos clientes, é possível conectar o contato a alguns dos principais provedores de Inteligência Artificial (IA) do mercado, como o IBM Watson, Microsoft LUIS e o Google Dialogflow. “Isso permite que ele possa ser utilizado em toda a jornada de compra, do pré ao pós venda, executando funções como vitrine de produtos, anúncio de ofertas personalizadas, automação de vendas e relacionamento”, explica.

 

E os resultados são palpáveis. O Ponto Frio, por exemplo, utilizou a solução criada por Take Blip: uma plataforma de relacionamento durante a Semana do Cliente. A empresa lançou um desafio com um enigma. Se o cliente acertasse, receberia prêmios. A iniciativa gerou 400 mil interações, conectou mais de 200 mil pessoas e contou com 10 milhões de mensagens trocadas. Outro exemplo é o da Bacio di Latte, que realizou a campanha Gelato Elegante no Dia dos Namorados. Realizada via Facebook Messenger, a campanha impactou mais de 1 milhão de pessoas, enviou 64 mil vouchers e distribuiu 3 toneladas de sorvete.

 

Na Black Friday, há três anos a Casas Bahia conta com o contato inteligente de Take Blip. É por meio dele, que o personagem Bahianinho envia ofertas para os consumidores nesse período, conquistando um engajamento de mais de 70% e ativando consumidores na casa de centenas de milhares. “Não é apenas atendimento, mas uma estratégia de aproximação e engajamento com o cliente que pode ser implementada sem a necessidade de grandes investimentos em um ativo digital”, conclui Marcelo.