Por que a Apple não comprará a Netflix, Spotify, Disney ou mesmo a Tesla?

Dinheiro sobrando não falta. Mas rumores de que a companhia pode comprar concorrentes não faz nenhum sentido e explicamos por quê

Author Photo
8:00 am - 18 de abril de 2019

A Apple está sentada em uma montanha de dinheiro e, com frequência utiliza tais recursos para expandir seus negócios ao adquirir outras empresas. Às vezes, é uma companhia que oferece serviços para consumidores, outras que desenvolveram produtos. O aplicativo Texture se “transformou” no Apple News+. Workflow levou ao app Shortcutts. A Beats ainda fabrica fones de ouvido sob a sua própria marca, mas o serviço de música Beats, essencialmente, se tornou o Apple Music.

Outras vezes, são empresas de tecnologia relativamente desconhecidas. A aquisição da PrimeSense levou ao módulo TrueDepth para o Face ID e os Animojis. Quando as pessoas falam sobre o que a Apple poderia comprar depois, elas, geralmentem erram. As principais sugestões incluem Netflix ou Disney, porque a Apple quer entrar no jogo da produção de vídeo para streaming e serviços de assinatura. Ou a Tesla, porque todos nós sabemos que a Apple está trabalhando em um misterioso projeto de tecnologia para carros autônomos e, alguns assumem que isso levará a Apple a fabricar um carro. A Spotify também aparece nesta lista porque é a principal concorrente do Apple Music.

Mas essas ideias todas não soam muito coerentes. Elas dão a Apple pouca vantagem competitiva ou ainda uma bagagem massiva ou, no caso, da Tesla, lançaria a companhia em um negócio gigantesco que é extremamente diferente de tudo que a fabricante de Cupertino já fez.

O que há de errado com a Netflix, Disney ou Spotify?

Comprar a Netflix daria a Apple uma grande rede de distribuição de conteúdo e um grande canal de produção com toneladas de séries. Mas a Apple não quer ser a criadora de séries orientadas para adultos com conteúdo com sexo e violência, então grande parte dos programas originais de sucesso da Netflix não se encaixariam no “ethos” da Apple.

Outra grande vantagem da Netiflx é a sua grande rede de entrega de conteúdo internacional. A Apple já tem uma, que ela utiliza para distribuir atualizações de seu sistema operacional, compras da App Store, filmes no iTunes e séries de TV e o Apple Music ao redor do mundo. Francamente, pelo preço astronômico que pagaria pela Netflix, a Apple poderia apenas comprar a sua própria biblioteca de conteúdo exclusivo de produtoras independentes, dando a ela controle total e exatamente o tipo de conteúdo que quiser. O que é exatamente isso que está fazendo com o Apple TV+.

O mesmo acontece com a Disney. Esta daria a Apple toneladas de boas marcas, incluindo aí todos os clássicos da Disney, como Star Wars, Marvel, Pixar e mais. Mas deixaria a Apple com ainda mais coisas que a companhia realmente não tem interesse, como produções teatrais, só para citar uma.

O Spotify poderia ser uma compra razoável, mas é completamente desnecessária. Isso porque o Apple Music tem crescido em uma rápida velocidade, tendo superado o Spotify em assinantes pagos nos Estados Unidos. E na nova guerra para atrair ouvintes de podcasts, a Apple já está no topo. Não há nada de errado com o Apple Music que a Apple não conseguiria resolver, e comprar o Spotify não ajudaria. Tudo que faria seria eliminar um competidor que parece não ameaçar as cifras da companhia.

E por que a Apple não deveria comprar a Tesla

Penso que a obsessão da Apple em desenvolver, fabricar e vender um “Apple Car” é, particularmente, fascinante. A empresa, claramente, tem trabalhado para criar uma tecnologia para carros autônomos (sob o codinome de Projeto Titan), mas nunca mostrou movimentos em direção a, de fato, construir e vender um.

Mas pense em tudo que se exige para ser mesmo uma fabricante de um carro modesto (construir cerca de 100 mil carros por mês). Isso significa uma série de fábricas empregando dezenas de milhares de funcionários. Pense em todo peso de sindicalização, acordos internacionais e batalhas tarifárias em uma nova escala – e em uma nova indústria – da qual a Apple atualmente opera.

Tudo para ser uma montadora de carros que seria uma fração do tamanho da Ford ou GM. A Apple, a companhia que, atualmente, sequer fabrica seus produtos centrais, iria fazer tudo isso?

Faz sentido a Apple desenvolver tecnologia para carros autônomos, porque um bom software seria um bom produto para vender a outras montadoras. Ela poderia até mesmo fazer parcerias com uma fabricante de carros para vender algo como um carro com a marca Apple onde poderia inaugurar a tecnologia. Mesmo se a Apple nunca fizer nada disso, desenvolver pesquisa em tecnologia autônoma para carros seria um grande desafio para machine learning e inteligência artificial, algo que ajuda companhias a desenvolverem tecnologias centrais que poderiam ser usadas em muitos outros produtos, desde fotografia a mapas.

Mas comprar uma companhia que fabrica carros? Particularmente uma que enfrenta há uma década problemas financeiros e grandes perdas? Uma que também detém uma fabricante de painéis solares e uma companhia de instalação? Não, não faz sentido.

IDG Now! agora é itmidiacom. Para ler mais notícias, acesse.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.