Pandemia catalizou recursos para transformação digital, aponta relatório
Relatório da Digital Mastery revela que 60% das organizações dizem ter recursos sucesso da transformação digital; índice é superior ao de 2018
Quase dois terços das organizações têm hoje os recursos digitais (60%) e de liderança (62%) necessários para implementar jornadas de transformação digital com sucesso, aponta a nova edição do relatório Digital Mastery, do instituto Capgemini Research.
O resultado representa um aumento de 36% em ambos frontes quando comparado à edição anterior da pesquisa, lançada em 2018. A progressão também foi observada em todos os setores da economia, com destaques para o varejo (73%) e para as telecomunicações (71%). O setor automotivo liderou em termos de crescimento de capacidade, tendo aumentado suas capacidades digitais de 32% para 69% desde 2018.
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“O progresso feito na construção das capacidades digitais e de liderança necessárias em apenas 2 anos é impressionante, o que nos levou a realizar esta pesquisa. O ritmo acelerado e contínuo de inovação tecnológica e interrupção do modelo de negócios nos últimos 2 anos – com a Covid-19 forçando muitas empresas a se reinventarem – possivelmente impulsionou esse avanço”, afirma Claudia Crummenerl, diretora administrativa, de pessoas e organização da Capgemini Invent.
Conforme aponta o estudo, a Covid-19 foi um catalisador do processo, dando urgência à necessidade de mudança. Paralelamente, as organizações têm dedicado tempo desde 2018 para avaliar os desafios que atrapalham o sucesso, aumentando seu investimento na transformação digital e na adoção de tecnologias emergentes e colocando um foco renovado no talento e na cultura.
Em termos de orçamento, grandes organizações, com US$ 10 bilhões ou mais em receita, têm uma vantagem em recursos digitais e de liderança. Cerca de 68% dessas organizações afirmam ter os recursos digitais necessários, em comparação com 55% daquelas com menos de US$ 10 bilhões em receita.
Quando se trata de capacidades de liderança, o gap é semelhante: 57% destas organizações afirmam que têm as capacidades de liderança necessárias, algo ligeiramente abaixo da média geral de 62% e abaixo dos 70% observados em grandes organizações.
Iniciativas de talento e cultura têm precedência
Em 2018, a pesquisa da Capgemini revelou que a dimensão das pessoas foi uma barreira significativa para a transformação digital, pois as organizações não conseguiram trazer os funcionários com elas na jornada de transformação. No entanto, mais organizações hoje envolvem funcionários em suas iniciativas digitais: 63% em 2020, contra 36% em 2018.
Apesar desse progresso, quando se trata de construção de habilidades, a Capgemini descobriu que menos da metade das organizações (48%) estão investindo na construção de habilidades sociais como inteligência emocional, adaptabilidade e colaboração.
A pesquisa da Capgemini também constatou de forma consistente que a cultura é a principal barreira para uma transformação digital bem-sucedida, com algumas organizações, por exemplo, não tendo uma cultura na qual novas ideias e experimentação são valorizadas.
Acelerar os investimentos em sustentabilidade é fundamental
Por fim, relatório destaca que embora as organizações devam ficar de olho em fatores como experiência do cliente, operações e tecnologia de negócios, elas também devem enfatizar a sustentabilidade como seu propósito mais amplo.
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a pegada ambiental e o impacto das mudanças climáticas e querem fazer a diferença com suas ações. A pesquisa mais recente da Capgemini, no entanto, descobriu que atualmente apenas 45% das organizações estão acelerando os investimentos, projetos e compromissos de sustentabilidade.
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Para avançar ainda mais em sua jornada de transformação digital, o relatório recomenda que as organizações reinventem a experiência dos seus funcionários, aproveitando a força de trabalho fluida e garantindo que os contratos sociais dos colaboradores se alinhem com a era digital.
Além disso, eles devem construir dados robustos e recursos de plataforma, dimensionar novos negócios e modelos de engajamento e incorporar propósito e sustentabilidade como uma parte central do negócio, tornando-se parte da cultura organizacional e vendo a tecnologia a partir dos aspectos “gêmeos” da transformação digital e sustentabilidade.
Digital Mastery 2020
A nova edição do Digital Mastery teve dados coletados entre maio e junho de 2020. O levantamento entrevistou mil executivos de organizações com ao menos US$ 1 bilhão em receitas em todos os setores para avaliar suas opiniões sobre a maturidade dos recursos digitais e de liderança de sua organização necessários para a transformação digital.
Destas, 20% das organizações relataram receita de mais de US$ 20 bilhões no ano fiscal de 2019. As características da população da pesquisa de 2020 são consideradas “amplamente consistentes” com a amostra de 2018.