Original registra lucro de R$ 88 mi, primeiro de sua história
Vertical de Bank as a Service cresceu 45% em 2021. Banco digital também anunciou captação de R$ 500 milhões
O Original anunciou nesta quinta-feira (17) que bateu o primeiro lucro líquido anual de sua história, com R$88 milhões no resultado contábil de 2021.
“Este é um momento histórico para o Original. O registro do nosso lucro não é um evento extraordinário, e sim previsto e planejado dentro da nossa estratégia e deverá se repetir no próximo ano”, destacou Alexandre Abreu, presidente do Banco Original, em comunicado à imprensa.
Os resultados refletem o crescimento da base de clientes do banco, tendo aumentado 39% em 2021. Uma das frentes de atuação do Original, o Bank as a Service, denominado Original Hub, foi também responsável por puxar o crescimento da instituição.
Leia mais: Original anuncia novos CEO e CIO para acelerar estratégia de BaaS
A vertical roda soluções financeiras para mais de 70 fintechs e empresas parceiras, que em geral podem usar a prateleira de APIs do Original para oferecer serviços aos clientes, utilizando a infraestrutura do banco. Em 2021, apresentou um crescimento de margem financeira da ordem de 45% em 2021.
Segundo a instituição, ao longo de 2021, o Original Hub processou mais de 255 milhões de transações, incluindo serviços de pagamento pelo PIX, liquidação de boletos bancários, agendamento de débito automático, saque na rede Banco 24 Horas, entre vários outros.
Já no Varejo, atendendo clientes finais, o Original cresceu 161% em sua carteira de crédito e 135% na receita dos serviços. No Atacado, que atende empresas com receita superior a R$300 milhões anuais, o banco não detalha números e especifica margens, mas afirma ter registrado “alto crescimento na margem financeira da operação”. O destaque entre esses clientes são os produtores do agronegócio.
O banco digital também anunciou nesta quinta a captação de R$ 500 milhões em Letras Financeiras Subordinadas Nível 2, em negociação privada sem prazo de recompra. “A captação realizada permitirá ainda que o Original siga investindo em seu crescimento autossuficiente, sem necessidade de aporte do acionista, e atinja a meta de 10 milhões de clientes no fim do ano e, mais uma vez, dobre o tamanho da nossa operação”, complementou Abreu.