Nubank lança oficialmente serviço de cartão de crédito no México

Companhia quer aproveitar alta desbancarização do país para ganhar participação de mercado; lista de espera ultrapassou 30 mil pessoas

Author Photo
9:00 am - 04 de março de 2020

O México se tornou o segundo país no qual o Nubank oferece seu serviço de cartão de crédito controlado por app. O produto, lançado na tarde desta terça (3), tem as mesmas funções vistas no Brasil e a lista de espera ultrapassou a marca de 30 mil consumidores mexicanos. 

A fintech (que adotou no país a marca ‘Nu”) escolheu o país da América Central para iniciar sua expansão por uma série de questões, sendo a principal a baixa bancarização do público: de acordo com uma pesquisa da CB Insights, 42 milhões de mexicanos (ou 30% da população) não possuem uma conta em banco. 

Outra questão que anda em conjunto com essa diz respeito à falta de acesso a produtos financeiros: apenas 10% dos mexicanos possuem cartão de crédito. Combinando esses fatores com a questão de que o público de lá também é bastante digitalizado, o México acabou se tornando o sonho de consumo das startups financeiras que exploram novos mercado. 

Mas não significa que o Nubank irá nadar de braçada no mercado: o país já conta com soluções nacionais e estrangeiras voltadas para simplificar finanças. Provavelmente, a companhia apostará no case construído no Brasil (focando na questão de proximidade) e um atendimento mais personalizado. 

Um olho no México, outro na China 

Avaliada em US$ 10 bilhões e já com US$ 820 milhões de investimentos externos, o Nubank não o planeja abrir capital no curto ou médio prazo, afirmou o CEO David Vélez em entrevista ao TechCrunch

O objetivo da companhia, agora, é aumentar a oferta de produtos oferecidos no Brasil (em especial, o serviço de empréstimos) e aprimorar suas soluções, especialmente via mão de obra especializada: recentemente, a companhia adquiriu a Plataformatec para incorporar sua equipe de engenharia. 

Para Vélez, o lugar ao qual a companhia deseja chegar é bem próximo do que acontece na China hoje, onde o smartphone é utilizado em todos os momentos da compra e o dinheiro físico praticamente inexiste para o cidadão comum. 

Com mais de 2 mil funcionários e dezenas de milhões de clientes, o Nubank é atualmente o maior banco digital independente do mundo. 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.