XP Inc. supera mil contratações de profissionais de tecnologia em 2021

Número de contratações em tecnologia corresponde a quase metade (45%) do total de novas vagas preenchidas pela empresa neste ano

Author Photo
5:30 pm - 14 de dezembro de 2021
Guilherme Lachner Guilherme Lachner, sócio e líder de Tech Recruiting da XP Inc (Imagem: Divulgação/XP Inc.)

A XP Inc. superou a marca de mil contratações de profissionais de tecnologia no ano de 2021, revelou a companhia com exclusividade ao IT Forum. O número, de exatas 1009 contratações até o momento, corresponde a quase metade (45%) do total de novas vagas preenchidas pela empresa neste ano.

Segundo a companhia, a área de Engenharia de Software foi a responsável pela maior parte das contratações, com 500 novos profissionais. A área é seguida por 158 contratações de Dados, 156 em Infraestrutura, 88 em Design, 72 em Produtos, 27 em Segurança da Informação e 8 de Arquitetura. O número de 2021 é similar às contratações de 2020 – que já havia sido um ano recorde para a empresa.

“A XP Inc. tem se posicionado cada vez mais como uma empresa de tecnologia. Na prática, isso significa dizer que a tecnologia está cada vez mais no centro da empresa e, sendo assim, nosso plano de crescimento está diretamente conectado com a expansão da XP Inc.”, disse Guilherme Lachner, sócio e líder de Tech Recruiting da XP Inc, ao IT Forum. “Estamos expandindo as nossas áreas de atuação, focando sempre no cliente, e enquanto essa expansão acontecer, seguiremos contratando profissionais de tecnologia”.

Leia: XP Inc. e Tera darão bolsas em Ciência de Dados para mulheres e pessoas negras

Para 2022, o ritmo de contratações deve continuar acelerado. A empresa espera promover entre 800 a 1000 contratações ao longo do próximo ano. A expectativa é que, em relação ao total de contratações da empresa, a área de tecnologia deva responder por cerca de 50% das futuras vagas.

Segundo a XP Inc., boa parte da aquisição de talentos será voltada para impulsionar a jornada de digitalização da companhia. Iniciativas de Open Banking, da prateleira de produtos digitais, como Conta Digital, Crédito e outros, no entanto, também motivam as aquisições de talento.

“Nossos planos para os próximos anos são de intensificar a transformação do mercado financeiro a favor dos clientes, nos consolidando de vez no mundo dos investimentos para as pessoas e as empresas, e avançando para outros serviços como conta digital, cartão de crédito, crédito, seguros e outros”, pontuou Lachner. “O desafio será fazer isso por meio de uma transformação digital, em um modelo no qual produto, design, operações e tecnologia passam a estar totalmente integrados, olhando a jornada do cliente do início ao fim.”

XP de Qualquer Lugar e participação feminina

Ao IT Forum, Lachner afirmou que o ritmo de contratações da XP Inc. também se acelerou neste ano graças ao programa “XP de Qualquer Lugar”, criado no ano passado no contexto da pandemia da Covid-19. Antes do programa, 98% dos funcionários frequentavam o escritório da XP diariamente. Atualmente, 45% do total de 6 mil atuais funcionários da companhia estão fora da capital paulista, espalhados por todo o Brasil e no exterior. “Estamos sempre discutindo indicadores de talentos externos e internos para pensar não apenas no volume de contratação, mas sim sobre quem vamos contratar. Dessa maneira, garantimos que teremos pessoas certas nos lugares certos que somariam à nossa cultura e expertise técnico.”, anotou o executivo.

Para enfrentar o desafio da escassez de talentos no mercado brasileio, a XP desenvolveu uma série de parceria com iniciativas como a Reprograma, Trybe, Resilia e Tera. O objetivo é formar e capacitar profissionais da área, além de “trazer a diversidade para o mercado”.

Leia mais: Microsoft terá preços em Reais para ecossistema de parceiros em nuvem

Outro destaque do ano foi o percentual de mulheres contratadas na área de tecnologia. O número chegou a 31% do total, ou 315 colaboradoras, acima da média do mercado. Dados do relatório Empregos em Alta, do Linkedin, por exemplo, apontam que a presença feminina em Engenharia de Software é de cerca de 20% no país. Até 2025, a empresa espera atingir equidade de gênero em seu quadro de funcionários. “A gente acredita que as pessoas são a chave do sucesso da XP do futuro. Nosso foco é aliar diversidade, qualidade e velocidade no processo seletivo”, finalizou o líder de Tech Recruiting.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.