XP Inc. e Romero Rodrigues anunciam parceria em venture capital

Headline, sob o comando do fundador do Buscapé, vai gerir fundos e prospectar startups em early-stage no país

Author Photo
6:42 pm - 03 de fevereiro de 2022
Romero Rodrigues, Headline, XP Inc. Da esquerda para direita: Guilherme Benchimol, Romero Rodrigues e Thiago Maffra. Foto: Vivian Koblinsky/XP/Divulgação

O fundador do Buscapé, Romero Rodrigues, agora à frente da operação brasileira da Headline, e a XP Inc., anunciaram nessa quinta (3) o lançamento de um fundo de venture capital para investimentos em startups. O objetivo da união é atrair startups com alto potencial de crescimento nacional e internacional.

A Headline é uma firma de venture capital americana fundada em 1999 que usa tecnologia proprietária para descobrir e investir em startups. Tem US$ 2 bilhões em ativos sob gestão, quatro fundos early stage nos EUA, Europa, Brasil e Ásia, além de um fundo de growth global.

Rodrigues passou os últimos sete anos na coliderança da Redpoint eventures, com R$ 1,5 bilhão sob gestão e investimentos em startups como Creditas, Gympass, Rappi e Olist. O plano da Headline é apoiar com capital, mentoria e network planos de negócio inovadores. O próximo fundo, que deve ser captado em breve, terá foco em startups recém fundadas (ou early-stage, no jargão do setor).

Leia também: Metaverso e transformação digital serão foco de varejistas no mundo

“A gestora que estamos montando tem um formato inédito: um time de gestão completamente independente com experiência de operação e investimentos em startups, uma firma de VC global trazendo os melhores insights, práticas e tecnologias, e o poder e alcance de um dos principais protagonistas do mercado financeiro brasileiro”, explica Rodrigues. “Com a XP como sócia teremos todos os recursos necessários para avançarmos nessa direção.”

A prospecção de startups da Headline deve tirar proveito da plataforma de investimento da XP. Isso significa utilizar 9 mil assessores de investimento, consultores e family offices para encontrar negócios com potencial.

“Pretendemos investir em até 30 negócios diferentes por meio desse fundo. É um passo importante para o mercado de inovação brasileiro e estamos apenas no começo. Queremos conversar com milhares de startups brasileiras”, diz Thiago Maffra, CEO da XP Inc.

Expansão nacional

Segundo Bruno Castro, CEO da XP Asset Management, a parceria dá capacidade aos envolvidos de se conectarem com startups do Brasil todo por meio do ecossistema de assessores da XP. “Um dos objetivos da aliança será propagar smart capital para os founders e os times de suas startups usando todo o alcance e expertise que fez a XP tão bem-sucedida na missão de educar os brasileiros a investir”, diz.

A gestora americana também usará a plataforma tecnológica proprietária para analisar dados das startups.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.