Dorothy Stanley, do IEEE: Wi-Fi é base para expansão das telecomunicações

Ao IT Forum, arquiteta de padrões da Aruba e presidente do grupo de trabalho do IEEE 802.11 ressalta importância do Wi-Fi para o futuro

Author Photo
8:15 am - 17 de maio de 2023
Aruba, Wi-Fi, Dorothy Stanley Foto: Divulgação/Aruba

Em mundo cada vez mais sem fio, um dos trabalhos mais importantes feitos dentro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (ou IEEE) é o feito pelo Grupo de Trabalho do Padrão IEEE 802.11 – sigla que compreende as popularíssimas redes Wi-Fi. Desde que surgiu, em 1997, o Wi-Fi saltou de taxas de transmissão de 1 mbps para 9.600 mpbs no atual Wi-Fi 6E, e o grupo – presidido pela americana Dorothy Stanley, busca atualizar a tecnologia em busca tanto de mais velocidade e qualidade, mas também com a capacidade de habilitar novos serviços.

Dorothy, que também é arquiteta de padrões da Aruba (empresa comprada pela Hewlett Packard Enterprise, a HPE, em 2015), esteve no Brasil esse ano para apresentar novidades sobre o trabalho realizado no IEEE. Além de dispositivos mais ambientalmente responsáveis, há um esforço do grupo de trabalho em habilitar aplicações de inteligência artificial e machine learning, bem como de manter as redes Wi-Fi como referências para habilitar redes de internet das coisas (IoT).

Para ela, a evolução do Wi-Fi deve facilitar casos de uso e inovação em variados segmentos de mercado. Citou áreas de pesquisa promissoras, como aquela que permite aos dispositivos IoT usarem energia do meio ambiente, dispensando baterias. Para ela, redes Wi-Fi são capazes de oferecer implementação simples e econômica para atender a um número significativo de casos de uso de internet das coisas.

Leia também: IA generativa é novo passo da ServiceNow para automação de workflow

Para ela, o Brasil é um dos líderes mundiais na oferta de Wi-Fi 6E, e o órgão regulador nacional – a Anatel – exerce uma “liderança global”. Nesse momento a agência reguladora estuda o uso do padrão Wi-Fi 6E, na frequência de 6 GHz, como forma de complementar o uso das redes 5G em aplicações de áreas externas.

Segundo Dorothy, estudos recentes do IEEE apontam que redes baseadas em IEEE 802.11ax (Wi-Fi 6/6E) atendem ou excedem os parâmetros identificados para sistemas 5G em aplicações urbanas densas. A executiva falou do assunto em conversa com o IT Forum.

Confira!

IT Forum: Já se fala em Wi-Fi 8 enquanto o Wi-Fi 7 sequer foi lançado, e mesmo o Wi-Fi 6 ainda tem um longo caminho pela frente antes de se tornar dominante nas casas e negócios. Esse descompasso entre pesquisa e mercado é positivo? Por quê?

Dorothy Stanley: Como você observou corretamente, produtos que adotam o Wi-Fi 6 e 6E estão sendo implantados agora e se tornarão cada vez mais dominantes nos próximos anos. Produtos baseados em Wi-Fi 7, baseados [no padrão] IEEE 802.11be, também chegarão ao mercado.

O trabalho no desenvolvimento de padrões IEEE necessariamente precede a implantação do produto em vários anos. No Grupo de Trabalho IEEE 802.11, estamos apenas começando o trabalho na próxima emenda MAC/PHY pós P802.11be (comumente referido como Wi-Fi 8). Se mantido o status de trabalho de contexto, ou seja, os produtos fabricados diferentes dos padrões iniciais de desenvolvimento, então sim, isso [o descompasso] é positivo, pois a “incompatibilidade” não é realmente uma incompatibilidade.

Ao invés disso, descreve o desenvolvimento contínuo de gerações de produtos Wi-Fi que estão sendo definidos e desenvolvidos para fornecer conectividade econômica e novos aplicativos para clientes finais.

IT Forum: Em que ponto está o desenvolvimento do Wi-Fi 7 e quando estará amplamente disponível para empresas (e consumidores finais)?

Dorothy: Chipsets e primeiros produtos Wi-Fi 7 (baseados em IEEE P802.11be) já estão no mercado. A certificação de interoperabilidade da Wi-Fi Alliance está em desenvolvimento e deve estar disponível no final de 2023, início de 2024.

Portanto, é razoável esperar que a disponibilidade mais ampla ocorra em 2024 e 2025 e além.

IT Forum: Qual é o próximo passo evolutivo para redes sem fio via Wi-Fi? Ou seja, qual o potencial de inovação oferecido pelo Wi-Fi 7, principalmente no B2B?

Dorothy: As principais melhorias (etapas evolutivas) no Wi-Fi 6/6E e no Wi-Fi 7 se concentram no desempenho aprimorado, incluindo maior taxa de transferência em implantações densas, consumo de energia reduzido e latência/jitter [atraso] reduzidos.

A operação na banda do espectro de 6 GHz é uma evolução importante, permitindo a inovação tanto para o acesso do usuário final quanto para aplicações no backhaul. Isso é fundamental para oferecer suporte aos provedores de serviços de internet em áreas rurais e remotas para conectar o que até então era desconectado de maneira acessível.

IT Forum: Hoje muito se fala sobre o 5G como driver de aplicações de internet das coisas (IoT), principalmente corporativas. O Wi-Fi 6, 6E e 7 tem o mesmo potencial? Por que a indústria não fala tanto sobre eles?

Dorothy: Artigos como esse, por exemplo, fornecem uma boa visão geral do suporte de IoT por Wi-Fi atualmente. O texto destaca 8 principais vantagens da tecnologia Wi-Fi em aplicativos IoT.

De fato, chipsets Wi-Fi de baixa potência de 20MHz mesmo em Wi-Fi 4 (padrão IEEE 802.11n-2009) são de uso generalizado. As gerações mais recentes (Wi-Fi 6/7) fornecem recursos e capacidades adicionais de economia de energia.

Além disso, os produtos Wi-Fi que suportam a operação na banda abaixo de 1 GHz (IEEE Std 802.11ah-2016) estão começando a chegar ao mercado. Esses produtos oferecem suporte a aplicativos IoT e operação de baixo consumo de energia de longo alcance com capacidade de suportar milhares de dispositivos a partir de um único ponto de acesso.

Uma boa visão geral da tecnologia está disponível nesse link.

Respondendo sua última pergunta, a indústria Wi-Fi opera com uma fração minúscula do orçamento de marketing da indústria 5G.

Author Photo
Marcelo Gimenes Vieira

Editor do IT Forum. Jornalista com 12 anos de experiência nos setores de TI, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios e inovação.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.