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Uso de jogos como ferramenta de aprendizagem requer cuidados

Se a sua empresa leva a formação a sério, ela pode querer
transformá-la em um jogo. Um número crescente de organizações começa a
usar jogos projetados para treinar os usuários em novas
habilidades, na esperança de reduzir o tempo de treinamento, melhorando a
retenção da informação no longo prazo.

O poder dos jogos no universo corporativo é semelhante ao que acontece no mundo das crianças. Elas precisam das brincadeiras para aprenderem, sem isso causar grandes consequências. Elas experimentam o novo para depois colocar em prática na vida real. No treinamento de funcionários deve acontecer a mesma coisa: é criada uma situação que o colaborador precisa resolver, mas dentro de um ambiente no qual suas tentativas não produzam uma consequência negativa.

Por isso, o uso de jogos como ferramentas de aprendizagem, criando estruturas complexas que exigem que o profissional reflita sobre suas escolhas e lide com suas consequências, requer alguns cuidados.

No mínimo, certifique-se de o jogo de treinamento proposto foi concebido para fazer o seguinte:

1- Conquistar os jogadores – Um bom jogo deve promover o
desejo de jogar novamente. Jogos chatos não serão jogados com a
frequência necessária para ensinar o que foram projetados para ensinar.
Produtores de jogos de entretenimento reconhecem a importância do
engajamento do jogador, recompensas e outras técnicas para motivar os
jogadores a jogarem repetidamente. Jogos de negócios devem conter
características semelhantes. Além disso, jogos de treinamento devem ser
atraentes para jogadores com diferentes níveis de habilidade. Jogos
eficazes devem oferecer desafios adicionais, como o aumento dos níveis
de habilidade.

2 – Ensinar habilidades relacionadas ao trabalho – Jogos
de treinamento criam boas oportunidades para desenvolver e praticar
novas habilidades (lidar com um pedido de call center, por exemplo, ou
responder a perguntas sobre um novo produto). Os melhores jogos de
habilidade usam cenários positivos e negativos. Um jogo de vendas pode
demonstrar que um vendedor competente dá a informação completa do
produto para um cliente, e um vendedor grosseiro, respostas superficiais
ou erradas. Prática e reforço das respostas adequadas ajudam os
jogadores a mudar de postura.

3 – Monitorar o progresso dos jogadores – Jogos eficazes
fornecem feedback contínuo aos jogadores. As métricas do jogo devem
manter um paralelo com as métricas do trabalho real. Por exemplo, as
métricas para um jogo de treinamento de vendas podem incluir unidades
vendidas, preço unitário e o número de novos clientes. O objetivo pode
ser o aumento do engajamento dos clientes, o que simplifica a avaliação
de progresso do jogador. Dessa forma, instrutores podem determinar
rapidamente quando alguém não compreendeu conceitos importantes e dar a
assistência necessária.

Implantar e atualizar rapidamente novos recursos – Escolha
uma plataforma que permita modificações rápidas. Jogos de treinamento
devem ser rapidamente adaptáveis às mudanças nas condições de mercado e
às habilidades requeridas a partir daí.

Limitar custos – Dos jogos de treinamento para as
situações reais, é natural querer efeitos visuais e avatares realistas.
Mas esses recursos podem tornar-se proibitivamente caros. No futuro,
alguns jogos de treinamento (além simuladores de vôo e jogos militares
de guerra) até podem justificar o alto custo de extremo realismo. Mas,
por enquanto, mantenha-se focado nas funcionalidades oferecidas e não na
forma.

4 – Fornecer interfaces acessíveis – O sucesso ou a alta
pontuação em um jogo de treinamento devem refletir um aumento real em
habilidades. Certifique-se que a interface do usuário não é fortemente
dependente da experiência em jogos anteriores, ou você pode avaliar as
habilidades irrelevantes – e talvez deixar a sua organização aberta ao
litígio para privilegiar determinados jogadores.

Escolha o fornecedor com cuidado. Jogos produzidos por empresas de
orientação acadêmica podem transmitir informações relevantes, mas serem
chatos. Por outro lado, jogos de entretenimento produzidos por empresas
orientadas ao mercado de massa podem ser atraentes, mas não para
treinamentos efetivos.

Procure um jogo equilibrado que misture
entretenimento e educação, e que também reflita a perspectiva de negócio
e as restrições do mundo real. Convide as unidades de negócio para
certificar a relevância e a eficácia do jogo. Só então que comece a
jogar!

 

(*) Bart Perkins é sócio da Leverage Partners

 

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