União Química usa IA em análise de crédito
Pedidos de análise que entram no sistema, contam com o retorno de crédito aprovado ou não em, no máximo, cinco segundos
Cinco segundos. Este é o tempo consumido hoje pela União Química para retornar a solicitação de crédito dos seus clientes. A empresa que fabrica e comercializa medicamentos em saúde humana e animal para mais de 86 mil farmácias em todo Brasil ganhou agilidade ao contar com um sistema de análise de crédito na nuvem que utiliza inteligência artificial (IA) no processo de análise e liberação de créditos para a compra de produtos da farmacêutica.
Com a implementação do sistema CreditFlow – desenvolvido pela SIACorp e customizado para uso da companhia – foi registrado um aumento de 160% no número de empresas cadastradas em sua base. Desta forma, grandes, médias e pequenas farmácias contam com um processo mais veloz na compra de medicamentos.
IA na União Química
O início da parceria entre as empresas ocorreu em 2016 e, desde então, a farmacêutica colhe os resultados da implementação: 100% de cobertura na análise de crédito de todos os CNPJ’s dos clientes cadastrados e uma queda expressiva no tempo gasto para cada análise.
Para Sergio Ricardo da Silva, diretor Financeiro da União Química, a demanda por esse tipo de sistema surgiu no departamento financeiro, que identificou uma importante oportunidade para atender grande parte de seus clientes. “Contamos com uma empresa desenvolvedora e a nossa equipe de TI para chegarmos ao nosso modelo ideal. O que tornou esse projeto um case de sucesso para a concessão de limites de crédito face ao expressivo crescimento da companhia”, explica.
“Em vez do trabalho manual de levantamento de dados, consulta de diferentes órgãos e fontes de informação, o sistema elabora a análise completa automatizada para apenas aprovação final da pessoa responsável”, finaliza Silva.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!