Até 2028, 75% das empresas terão backup de aplicativos SaaS como exigência crítica
Risco de interrupções aumenta necessidade de cópias e de sistemas contínuos de recuperação de dados críticos, diz consultoria
Três em cada quatro (75%) das empresas vão priorizar operações de backup de aplicativos como serviço (SaaS) como uma exigência crítica até 2028, diz o Gartner. Trata-se de um aumento expressivo frente aos 15% registrados em pesquisa anterior da consultoria referente ao ano de 2024.
Segundo a consultoria, aplicativos SaaS serão a escolha preferida das empresas para aplicações novas e ou modernizadas, e os dados gerados por esses sistemas devem se tornar críticas nos próximos cinco anos. Segundo previsão recente do Gartner, o gasto mundial com SaaS para usuários finais está projetado para crescer 20%, chegando a US$ 247,2 bilhões em receita em 2024 e quase US$ 300 bilhões em 2025.
Leia ainda: Dia da Amazônia: 3 conteúdos sobre a importância da preservação
“O risco de interrupções de TI destaca a necessidade urgente de backup e de recuperação regulares de dados críticos empresariais”, diz em comunicado Michael Hoeck, analista do Gartner. “À medida que as empresas se tornam mais dependentes de tecnologias de Software como Serviço é crucial garantir que os dados gerados estejam protegidos e que sejam rapidamente recuperáveis.”
A consultoria diz que 75% das grandes empresas irão adotar o backup como serviço junto com com ferramentas on-premise até 2028. E que o mercado de backup de aplicativos SaaS está crescendo rapidamente, inicialmente liderado por startups especializadas, mas agora também incluindo grandes empresas de soluções de software de backup e recuperação empresarial.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!