Até 2028, 75% das empresas terão backup de aplicativos SaaS como exigência crítica

Risco de interrupções aumenta necessidade de cópias e de sistemas contínuos de recuperação de dados críticos, diz consultoria

Author Photo
1:44 pm - 09 de setembro de 2024
Backup. Imagem Shutterstock

Três em cada quatro (75%) das empresas vão priorizar operações de backup de aplicativos como serviço (SaaS) como uma exigência crítica até 2028, diz o Gartner. Trata-se de um aumento expressivo frente aos 15% registrados em pesquisa anterior da consultoria referente ao ano de 2024.

Segundo a consultoria, aplicativos SaaS serão a escolha preferida das empresas para aplicações novas e ou modernizadas, e os dados gerados por esses sistemas devem se tornar críticas nos próximos cinco anos. Segundo previsão recente do Gartner, o gasto mundial com SaaS para usuários finais está projetado para crescer 20%, chegando a US$ 247,2 bilhões em receita em 2024 e quase US$ 300 bilhões em 2025.

Leia ainda: Dia da Amazônia: 3 conteúdos sobre a importância da preservação

“O risco de interrupções de TI destaca a necessidade urgente de backup e de recuperação regulares de dados críticos empresariais”, diz em comunicado Michael Hoeck, analista do Gartner. “À medida que as empresas se tornam mais dependentes de tecnologias de Software como Serviço é crucial garantir que os dados gerados estejam protegidos e que sejam rapidamente recuperáveis.”

A consultoria diz que 75% das grandes empresas irão adotar o backup como serviço junto com com ferramentas on-premise até 2028. E que o mercado de backup de aplicativos SaaS está crescendo rapidamente, inicialmente liderado por startups especializadas, mas agora também incluindo grandes empresas de soluções de software de backup e recuperação empresarial.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.