União Europeia revisa aquisição de startup de IA pela Nvidia

Segundo TechCrunch, órgãos investigam possíveis impactos competitivos no mercado de IA

Author Photo
3:15 pm - 01 de novembro de 2024
Imagem: Shutterstock

A União Europeia (UE) investiga a proposta de aquisição da Run, startup israelense de gestão de workloads de inteligência artificial (IA), pela gigante de chips Nvidia. Anunciado em abril, o acordo está estimado em US$ 700 milhões, segundo fontes.

De acordo com informações do TechCrunch, o pedido de revisão veio de reguladores de concorrência na Itália, sob o Regulamento de Fusões da UE (EUMR), que permite que países membros solicitem ao bloco a análise de uma transação quando houver riscos significativos para a concorrência no mercado local, com possível efeito no comércio dentro do Mercado Único.

A Comissão Europeia confirmou que aceitou o pedido italiano e considerou que a aquisição pode impactar a competição nos mercados onde Nvidia e Run operam, afetando, potencialmente, toda a Área Econômica Europeia.

Leia também: Para Marcos Sirelli, diretor de TI da Porto, IA é questão de negócios

A Comissão também indicou que está em melhor posição para examinar o caso, dado seu histórico e experiência em mercados relacionados. Agora, a Nvidia terá de notificar oficialmente o bloco sobre a transação, detalhando-a para avaliação dos impactos competitivos.

O que está em jogo na investigação?

Na etapa formal, a Nvidia deve aguardar a liberação da Comissão antes de concretizar a transação. Embora o processo possa adicionar algumas semanas ao cronograma de conclusão do acordo, caso surjam preocupações, a investigação poderá se aprofundar, gerando meses de atraso e incertezas.

Nos últimos anos, a Nvidia tem enfrentado uma supervisão mais rigorosa em suas aquisições, com reguladores percebendo os impactos anticompetitivos de anos de consolidação no mercado.

No setor de IA, em que o acesso a insumos cruciais, como Unidades de Processamento Gráfico (GPUs) da Nvidia, é essencial para a inovação, a União Europeia e outras autoridades têm se mostrado vigilantes para evitar a concentração de mercado.

John Rizzo, head de comunicação para Public Policy da Nvidia, apontou que a empresa está à disposição para responder às questões dos reguladores e reforçou seu compromisso com a disponibilidade de soluções de IA em qualquer nuvem e empresa após a conclusão da aquisição.

*Com informações do TechCrunch

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.