Para Marcos Sirelli, diretor de TI da Porto, IA é questão de negócios
Com essa bandeira, a Porto transforma processos, aprimora a experiência de clientes e corretores, e amplia oportunidades de negócio
A conexão com a tecnologia começou cedo para Marcos Rogério Sirelli, diretor-executivo de TI da Porto. Ao ingressar no Banco Itaú como office-boy, aos 14 anos, e se deparar pela primeira vez com um microcomputador, foi amor à primeira vista. “Fiquei encantado”, conta o executivo, que desde então começou a traçar uma trajetória marcada por muita empatia com a área.
Essa jornada acaba de ganhar mais um reconhecimento, tornando-o vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano 2024, promovido pelo IT Forum, na categoria Seguros.
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“Minha paixão por tecnologia vem das possibilidades que ela proporciona de me apresentar novos horizontes e de movimentar projetos grandiosos no mercado e na sociedade”, destaca Sirelli.
Essa visão já delineava o diferencial do executivo, que, desde o início, cultivava o desejo de se tornar um gestor executivo e não técnico. “Para alcançar esse objetivo, busquei cursos de gestão de pessoas e, posteriormente, um MBA associado a essa abordagem. Acredito que a integração de pessoas e tecnologia é que, de fato, tem o poder de transformar. Não basta apenas ter o conhecimento, é preciso saber engajar pessoas em um único propósito.”
Estrutura desafiante
A Porto possui uma estrutura composta por quatro importantes verticais de negócios: Porto Seguros, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviços. É uma arquitetura complexa, considerando que cada uma delas possui características distintas. O desafio superado por Sirelli foi criar um movimento que ele batizou de TI Integrada, para inserir a estrutura de tecnologia em cada área de negócios.
“O foco está no trabalho conjunto, aproximando literalmente tecnologia e negócios em squads específicos, presentes em cada uma das áreas. Hoje, a equipe de tecnologia e engenharia de software está literalmente dentro de cada vertical”, explica o executivo. Dessa forma, prossegue Sirelli, ele conseguiu disseminar a importância da tecnologia por toda a empresa, promovendo uma integração natural que libertou a TI de um modelo fechado para o colaborativo.
IA na transformação
A motivação para o desenvolvimento do projeto vencedor inscrito no prêmio, o Programa Estratégico de Inteligência Artificial (IA), concluído em maio de 2024, foi impulsionar o uso de Inteligência Artificial na Porto por meio de um modelo de experimentação que permitisse antecipar tendências e gerar inovações.
Para alcançar esse objetivo, foram criadas dimensões de atuação como a construção de uma comunicação personalizada e eficiente, visando maior desempenho e melhor experiência para clientes e corretores, com redução de custos operacionais.
“A Oxigênio, nossa aceleradora de startups, teve papel essencial no sucesso do projeto, conectando parceiros e startups, realizando variados testes de novas tecnologias e gerando provas de conceito”, conta Sirelli.
Outro cuidado, revela o executivo, foi criar um Comitê de Tecnologia formado por representantes de cada área de negócio, juntamente com a área de tecnologia, para avaliar riscos de imagem, segurança e investimentos. O programa de IA vem proporcionando mudanças significativas na Porto, como a ampliação do conhecimento em tecnologia e uma postura cada vez mais analítica e inovadora, e menos operacional, ao eliminar tarefas repetitivas. Sirelli atribui o sucesso do projeto ao engajamento, determinação e colaboração do time de tecnologia, bem como à união de esforços com as áreas de negócio. “Nada se constrói sozinho”, finaliza o vencedor.
*Texto originalmente publicado na Revista IT Forum, disponível aqui.
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