Udemy: 5 perfis de alunos que organizações podem usar em programas de aprendizado

Pesquisa recente aponta melhores práticas para projetar programas de aprendizado considerando expectativas dos alunos

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9:29 am - 05 de agosto de 2024
Imagem: Shutterstock

O marketplace educacional Udemy divulgou, na semana passada, um relatório – chamado Making learning work for everyone: The 5 learner profiles. O estudo descobriu que a falta global de habilidades e talentos fez com que as organizações repensassem a abordagem em relação aos programas de aprendizado.

Para muitos, uma abordagem baseada em aprendizado de habilidades especificas virou uma resposta para o problema ao criar mais agilidade e melhorar o engajamento dos funcionários nas organizações. A pesquisa dá ainda recomendações sobre como os líderes podem desenvolver programas de aprendizado mais eficazes, acessíveis e engajadores.

“Para solucionar essas questões e fazer uma transição bem-sucedida para se tornarem empresas baseadas em habilidades, as empresas precisam de programas de aprendizado eficazes, com experiências de aprendizado escaláveis e personalizadas para as equipes”, diz Bruno Barreto, vice-presidente da Udemy para a América Latina.

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Entre os dados obtidos do estudo, que incluiu informações sobre quase 12 mil alunos, foi possível traças cinco perfis de alunos, com motivações, formas de pensar e medidas de sucesso específicas. São os seguintes:

  • Aluno devotado (18%): com motivação e interesse em diversos tópicos;
  • Aluno social (23%): motivados pelo ambiente externo e orientados para o sucesso;
  • Aluno confiante (24%): proativos e que gostam de desafios;
  • Aluno emergente (19%): preferem orientação e estão construindo autoconfiança;
  • Aluno prático (16%): preferem conforto e estrutura a desafios.

Recomendações para líderes de aprendizado

Segundo a Udemy, se um aluno valoriza uma experiência de aprendizado, é mais provável que se engaje até o final. No entanto, diferentes perfis de alunos são motivados por diferentes fatores.

Alunos confiantes, por exemplo, são motivados pela forma como o aprendizado os ajuda a alcançar resultados específicos. Alunos devotados estão no outro extremo do espectro, motivados por aprender e construir conhecimento.

No Brasil, os alunos são motivados pelo desejo de alcançar um resultado específico, melhorar a própria situação financeira e adquirir as habilidades necessárias para sua vida e trabalho. Entre os principais objetivos que os alunos no Brasil têm ao fazer cursos online, estão o crescimento na carreira, o alcance de objetivos de vida, o aprimoramento das habilidades das suas equipes e o aumento da estabilidade financeira.

Além disso, segundo o estudo, há uma divergência geracional nas perspectivas de aprendizado (e ela está aumentando). Gerações diferentes têm perspectivas diferentes sobre aprendizado, motivações e prioridades.

Entre os alunos da geração Z, há mais alunos motivados por incentivo externo, especialmente alunos sociais (18%) e alunos emergentes (19%). Os baby boomers, a geração mais velha da força de trabalho, têm um índice alto de alunos confiantes (16%).

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Redação

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