Uber lança categoria que promete compensar emissão de carbono

Uber Planet será, em média, 5% mais cara que a Comfort. Usuários de São Paulo receberão relatório com CO2 compensado

Author Photo
11:45 pm - 19 de abril de 2022
Imagem: Shutterstock

Os usuários do Uber em São Paulo poderão agora pedir uma nova categoria de corridas que, segundo a empresa, compensa a emissão de carbono (CO2) das viagens feitas.

Batizada de Uber Planet, a nova modalidade chegou ao Brasil em outubro de 2021 e está disponível em Porto Alegre, Florianópolis, Natal, Maringá, São José dos Campos e Campos dos Goytacazes.

Leia mais: IA traz oportunidades no combate às mudanças climáticas

Segundo a Uber, os créditos de carbono compensados serão direcionados para projetos de preservação de áreas em risco de degradação da Floresta Amazônica brasileira.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a Carbonext, empresa responsável por medir e compensar a pegada de carbono produzida pelas viagens na plataforma feitas através do Uber Planet. Ao final de cada mês os usuários receberão um relatório com a quantidade de CO2 compensado.

Aqueles que pedirem uma corrida dentro da categoria, entretanto, pagarão mais caro por ela. A Uber informa que o valor será, em média, 5% maior do que uma viagem com o Uber Comfort. No aplicativo, o usuário deverá escolher a opção Uber Comfort Planet.

“Estamos muito felizes com este projeto com a Uber, que vai estimular a economia de baixo carbono e a conscientização dos clientes, que estarão contribuindo com o futuro sustentável do planeta”, destaca Janaína Dallan, CEO da Carbonex. Segundo ela, a Carbonext devolve à floresta amazônica 70% da renda gerada pela comercialização dos créditos de carbono para defesa, benefício e desenvolvimento da população que mora lá.

“Depois de desembarcar em algumas cidades brasileiras, estamos expandindo as viagens com o Planet para que mais usuários da plataforma possam se movimentar e, ao mesmo tempo, ajudar o meio ambiente. Essa nova modalidade permitirá que a Uber siga com o seu compromisso global de se tornar uma empresa cada vez mais sustentável ao mesmo tempo em que contribuímos com a construção de um ambiente mais saudável para todos nós”, explica Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.

Segundo o Uber, desde que chegou na América Latina, as viagens feitas com os mais de 12 milhões de usuários que utilizaram o Planet conseguiram compensar mais de 47 mil toneladas de CO2.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.