Notícias

Transformação digital aumenta desempenho das empresas brasileiras, diz KPMG

Empresas brasileiras que estão investindo em tecnologias estão observando um aumento direto no lucro e desempenho de seus negócios. A conclusão foi feita por um novo levantamento da KPMG, que apontou que no caso das organizações brasileiras, o aumento da lucratividade decorre de investimentos em segurança cibernética, nuvem pública e tecnologia XaaS (76%), Data & Analytics (76%), e Inteligência Artificial e automação (75%). Os dados constam no Global Tech Report 2023, realizado com 2.100 executivos de 16 países, sendo 150 deles do Brasil.

Segundo a pesquisa, os investimentos em transformação digital estão proporcionando retornos que superaram as expectativas e estão gerando ganhos tangíveis. O aumento da produtividade dos funcionários, a melhoria na eficiência e no controle de custos, o maior engajamento do cliente, os níveis mais altos de satisfação dos funcionários, o apoio ao desenvolvimento de novos negócios e a capacitação em inovação também são pontos em comum resultantes da adaptação às novas tecnologias citados como positivos pelos líderes das empresas.

Leia mais: Transformação Digital e o impacto da IA nas compras públicas

Entretanto, o relatório ressalta que, ao invés de adotar novas tecnologias sem um propósito definido, as organizações devem garantir que seus planos de inovação digital estejam intencionalmente atrelados aos seus objetivos estratégicos e comerciais. “É necessário que as soluções de tecnologia gerem valor de forma intencional dentro de projetos estabelecidos com estratégias bem definidas. Só assim a transformação digital trará o lucro esperado pela empresa”, afirma Marcio Kanamaru, sócio-líder de Tecnologia, Mídia, Esportes e Telecomunicações da KPMG no Brasil e na América do Sul.

A publicação também identificou perspectivas para o futuro quanto aos investimentos digitais que passam por anseios dos clientes. Com base nas respostas, as três expectativas dos clientes que mais influenciam os projetos de transformação digital são: maior robustez em privacidade de dados e segurança cibernética (52% no mundo e 65% no Brasil), agilidade no atendimento ao cliente (46% no mundo e 53% no Brasil), e conveniência, incluindo acesso 24 horas, sete dias por semana (43% no mundo e 49% no Brasil)

“Um ponto forte a ser destacado é que o atendimento destas expectativas dos clientes geram uma fidelidade positiva, principalmente se estes clientes reconhecem os aprimoramentos das empresas em segurança e privacidade que também são importantes nos caminhos dessa transformação e as escolhas de inovação digital de forma assertiva”, conclui Marcos Fugita, sócio-líder de Serviços Gerenciados de Riscos e Segurança da KPMG no Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Acordo bilionário entre Google e Apple está sob escrutínio antitruste

Um caso antitruste em curso nos Estados Unidos revelou um acordo financeiro substancial entre o…

3 minutos ago

Afya adquire Unidompedro e Dom Luiz e expande vagas em Salvador

A Afya, empresa de educação e soluções médicas mineira, anunciou na semana passada a aquisição…

2 horas ago

Pesquisa: empresas confiam em jornada de IA, mas subestimam problemas

Uma pesquisa encomendada pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) indica que quase metade (44%) dos líderes…

3 horas ago

Object First anuncia expansão no Brasil e América Latina

Cerca de um ano após lançar operações nos Estados Unidos e no Canadá, a Object…

4 horas ago

Fundo sueco EQT Partners vai adquirir a WSO2

A WSO2, empresa americana de tecnologia conhecida pelo uso de código aberto, anunciou no começo…

5 horas ago

Como alavancar e habilitar a sua empresa com novas tecnologias?

No IT Forum Trancoso, Guilherme Pereira, diretor de Inovação & Conteúdo e diretor do MBA…

5 horas ago