Transformação digital aumenta desempenho das empresas brasileiras, diz KPMG

Investimento em cibersegurança, nuvem, IA e data analytics são as tecnologias que mais contribuem com o negócio

Author Photo
9:20 am - 24 de janeiro de 2024
transformação digital Imagem: Shutterstock

Empresas brasileiras que estão investindo em tecnologias estão observando um aumento direto no lucro e desempenho de seus negócios. A conclusão foi feita por um novo levantamento da KPMG, que apontou que no caso das organizações brasileiras, o aumento da lucratividade decorre de investimentos em segurança cibernética, nuvem pública e tecnologia XaaS (76%), Data & Analytics (76%), e Inteligência Artificial e automação (75%). Os dados constam no Global Tech Report 2023, realizado com 2.100 executivos de 16 países, sendo 150 deles do Brasil.

Segundo a pesquisa, os investimentos em transformação digital estão proporcionando retornos que superaram as expectativas e estão gerando ganhos tangíveis. O aumento da produtividade dos funcionários, a melhoria na eficiência e no controle de custos, o maior engajamento do cliente, os níveis mais altos de satisfação dos funcionários, o apoio ao desenvolvimento de novos negócios e a capacitação em inovação também são pontos em comum resultantes da adaptação às novas tecnologias citados como positivos pelos líderes das empresas.

Leia mais: Transformação Digital e o impacto da IA nas compras públicas

Entretanto, o relatório ressalta que, ao invés de adotar novas tecnologias sem um propósito definido, as organizações devem garantir que seus planos de inovação digital estejam intencionalmente atrelados aos seus objetivos estratégicos e comerciais. “É necessário que as soluções de tecnologia gerem valor de forma intencional dentro de projetos estabelecidos com estratégias bem definidas. Só assim a transformação digital trará o lucro esperado pela empresa”, afirma Marcio Kanamaru, sócio-líder de Tecnologia, Mídia, Esportes e Telecomunicações da KPMG no Brasil e na América do Sul.

A publicação também identificou perspectivas para o futuro quanto aos investimentos digitais que passam por anseios dos clientes. Com base nas respostas, as três expectativas dos clientes que mais influenciam os projetos de transformação digital são: maior robustez em privacidade de dados e segurança cibernética (52% no mundo e 65% no Brasil), agilidade no atendimento ao cliente (46% no mundo e 53% no Brasil), e conveniência, incluindo acesso 24 horas, sete dias por semana (43% no mundo e 49% no Brasil)

“Um ponto forte a ser destacado é que o atendimento destas expectativas dos clientes geram uma fidelidade positiva, principalmente se estes clientes reconhecem os aprimoramentos das empresas em segurança e privacidade que também são importantes nos caminhos dessa transformação e as escolhas de inovação digital de forma assertiva”, conclui Marcos Fugita, sócio-líder de Serviços Gerenciados de Riscos e Segurança da KPMG no Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.