Notícias

Tesla faz recall massivo de veículos nos EUA devido a preocupações com o Autopilot

A Tesla está enfrentando um novo desafio de segurança, forçando um recall massivo de quase todos os seus 2 milhões de carros nas estradas dos Estados Unidos. A medida visa limitar o uso do recurso Autopilot após uma extensa investigação de dois anos da Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA). A ação vem na esteira de aproximadamente mil acidentes em que o Autopilot esteve envolvido.

A NHTSA alertou que o sistema Autopilot da Tesla pode dar aos motoristas uma falsa sensação de segurança, podendo ser mal utilizado em situações perigosas. Em resposta, a companhia está lançando uma atualização de software para dar mais avisos aos motoristas que não estejam prestando atenção à estrada enquanto usam a função Autosteer do piloto automático, de acordo com a NHTSA.

Depois do recall, os Teslas com Autosteer ativo vão monitorar com mais frequência a atenção do motorista. Se o software detectar falta de atenção durante a aproximação de controles de trânsito ou se o carro estiver fora da rodovia e o Autosteer não for suficiente para dirigir, o recurso poderá ser desativado.

Leia também: Tesla foca na América Latina com operação no Chile

A NHTSA comunicou o recall em uma carta para a montadora, informando a atualização do software que limitará o Autosteer se o motorista não mostrar repetidamente estar pronto para retomar o controle do carro enquanto o recurso está em uso. A companhia concordou com a atualização, que deverá ocorrer a partir desta terça-feira.

Este não é o primeiro incidente do tipo da Tesla; anteriormente, a montadora fez recall de 363.000 veículos nos Estados Unidos devido a problemas de conformidade com o recurso Full Self Driving. Agora, o recall ocorre dois dias após publicação do Washington Post denunciando oito acidentes graves envolvendo o piloto automático do Tesla.

Enquanto a empresa enfrenta desafios para manter a confiança dos consumidores e provar o valor de recursos como Autopilot e Full Self Driving, os investidores, que têm a montadora como a mais valiosa do mundo, podem ter uma perspectiva cautelosa em relação ao impacto desses problemas de segurança no futuro da empresa.

*Com informações da CNN

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

ICQ sairá do ar após 28 anos

O ICQ anunciou o fim de suas atividades para o próximo dia 25 de junho.…

1 hora ago

Integrity Forum 2024: o futuro das empresas em meio a IA responsável

O Integrity Forum 2024, realizado pela Quality Digital em parceria com a Diligent trouxe à tona discussões sobre…

4 horas ago

Metade das organizações não tem programas de segurança para ambientes OT

Quase metade das organizações globais (49%) ainda não tem programas de segurança cibernética e de…

5 horas ago

Escolas públicas brasileiras estão mais conectadas, mas uso em sala patina

A qualidade das conexões de internet nas escolas públicas brasileiras avançou, mas o uso pedagógico…

6 horas ago

Não há continuidade de negócio sem uma gestão inteligente do backup

De acordo com dados da IBM, o custo médio global de uma violação de dados,…

7 horas ago

WeSafer ganha plano de expansão após aporte da Crescera Capital

O grupo pernambucano Avantia anunciou essa semana que, após receber em abril um investimento em…

7 horas ago